A karateca Bianca Borba embarca neste domingo (20) rumo a Tóquio, capital do Japão. A pelotense disputará entre os dias 26 e 27 de abril o Campeonato Mundial de Karatê Kyokushin, regulado pela Organização Internacional de Karatê Kyokushin (IKO). A atleta conquistou a vaga por ter sido campeã da categoria leve do Sul-Americano, em dezembro do ano passado.
Bianca tem 29 anos e um currículo de sucesso no esporte. Ela é quatro vezes campeã brasileira, campeã sul-americana e disputará o Mundial pela quarta vez. Bianca é faixa preta 3º dan e lutará na categoria leve, até 55 quilos. “Hoje com muito mais maturidade e com outras perspectivas para conquistar esse título ou obter uma boa classificação”, projeta.
A delegação brasileira estará em Tóquio com 47 atletas e seis treinadores, a maior da história do país. Focada na preparação, Bianca fez parte dos treinamentos no Uruguai por ter mais oportunidades de enfrentar adversárias da mesma categoria, além de praticar com o atual campeão sul-americano peso leve, que está entre os favoritos ao título mundial.
Acredito ser uma das melhores preparações que já fiz até hoje, pois focamos muito na parte técnica e preparação física, o que faz toda diferença quando se trata de uma competição de um nível tão alto”, diz Bianca.
Como ajudar
Quem quiser ajudar a pelotense pode doar via pix (53) 98475-0394. O contato também pode ser feito pelo Instagram @biancav.borba ou @nachoichigeki. Outra possibilidade de ajudar é por doação pela vaquinha neste link.
Uruguaio “pelotense”
Pode-se dizer que o uruguaio Ignacio Silva, 36, também representará Pelotas no Mundial. O atleta está há uma década na cidade e lutará no Japão pelo Brasil. Ele é faixa preta 2º dan e lutará na categoria sênior de 35 a 39 anos com mais de 80 quilos. Ignacio disputou duas vezes o Mundial, a primeira pelo Uruguai e na última já fez parte da equipe brasileira. Além de competidor, o atleta uruguaio é o treinador de Bianca.