Ao destacar a expressão comum no dia a dia dos pelotenses, a campanha #Pelotasmerece se aproxima do cotidiano local e propõe a reflexão: por toda sua história, o que Pelotas merece? Além disso, também carrega a convicção de que a cidade tem grandes conquistas e potenciais, em inúmeras áreas, que precisam ser destacados. Através das plataformas do jornal A Hora do Sul, com conteúdos diversificados, a população será instigada a enxergar Pelotas como ela merece.
O lançamento oficial desse movimento de cidade aconteceu na noite de ontem, na sede do jornal, com a presença de diversos parceiros e pessoas que acreditam no potencial de ações que poderão ser fortes ferramentas para ajudar a cidade a cuidar melhor de si e a evoluir.
Durante o evento foi apresentada a marca da campanha, assim como o conteúdo a ser desenvolvido e os potenciais produtos previstos para os próximos meses.
Percepção própria
Para o diretor-executivo do A Hora do Sul, Régis Nogueira, a campanha vem para desmistificar a percepção dos pelotenses em relação à cidade, que parte da crítica pela crítica, muitas vezes infundada, mas se torna coletivamente contagiante e em nada agrega como solução aos problemas enfrentados. “Hoje está bem melhor do que antes, mas isso não é tangível, não está na esquina. A partir do #Pelotasmerece, esses destaques positivos começarão a ser mostrados de uma forma editorial e publicitária, para estimular as pessoas a perceberem e se motivarem a fazer sua parte”, destaca.
Conteúdos especiais
Semanalmente os leitores do A Hora do Sul irão acompanhar reportagens sobre os potenciais de Pelotas, seus pontos turísticos, cultura, histórias de vida, empreendedorismo e outros assuntos que materializem o sentido da campanha.
Mesmo com uma perspectiva positiva, o coordenador editorial e de projetos do A Hora do Sul, Jarbas Tomaschewski, reforça que não serão ignorados os desafios diários de Pelotas. “Como jornal, não vamos fechar os olhos para os problemas e desafios da cidade. É o nosso papel, mas também queremos estimular as pessoas, a população, a ter um olhar mais positivo para Pelotas, o que faz bem para todo mundo. Seja através de exemplos de cidadãos comuns, de quem cuida de uma praça por livre iniciativa, seja por projetos maiores e em destaque”, garante.
Estruturado como um movimento de cidade para fortalecer a autoestima pelotense, o #Pelotasmerece tem o intuito de reconhecer os valores e as iniciativas locais, o que ganhará cada vez mais espaço na produção. “Então, tudo o que a gente entender que se encaixa nesse perfil vai ganhar uma conotação diferente, para as pessoas sentirem orgulho de fato, divulgarem, abraçarem e se inspirarem”, afirma Jarbas.
Junto aos pelotenses
A partir da criação do selo #Pelotasmerece, a participação dos pelotenses também será incentivada nas plataformas do jornal A Hora do Sul. O leitor terá um espaço na edição impressa para divulgar o seu lugar preferido. Nas redes sociais, os internautas poderão divulgar fotos desses locais, marcando a #pelotasmerece, formando uma grande rede de valorização e orgulho da sua cidade.
O #Pelotasmerece também contará com a produção de um anuário sobre a cidade. Reunirá todas as informações sobre a Princesa do Sul, de forma a servir como um documento oficial e reunir as diversas virtudes, potenciais e oportunidades do município.
Ações especiais também serão planejadas, para chegar mais perto dos pelotenses, como confecção de camisetas com a #pelotasmerece e “adesivaços” pelas ruas.
Chamado à ação
A parceria com empresas e entidades que também acreditam no potencial de Pelotas e na necessidade de celebrar as conquistas desta terra é fundamental para o fortalecimento do cenário local e, consequentemente, da campanha.
Um dos braços dessa iniciativa é o comércio, parte significativa do desenvolvimento da cidade. O conselheiro gestor do CDL de Pelotas, Daniel Centeno, define o movimento como um chamado à ação, onde a cidade merece a valorização dos empreendedores locais, o fortalecimento da identidade e as riquezas culturais e turísticas sejam celebradas. “Estamos juntos para levantar a autoestima da nossa gente e mostrar ao mundo o que nós, pelotenses, já sabemos: Pelotas é grande. E merece ser reconhecida assim”, diz.
Outro parceiro é a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), com um trabalho importante para a ampliação da qualidade técnica dos profissionais de diversas áreas, além de atividades de fomento na cidade. O superintendente de Marketing e Comunicação da UCPel, Cleiton Decker, fala da satisfação da universidade de integrar o #Pelotasmerece e da necessidade de união e engajamento de todos para a promoção das potencialidades. Ele ainda destaca a relevância da iniciativa a partir de um veículo de comunicação. “Para uma mudança de cultura e de pensamento, a comunicação é um vetor importantíssimo para que essa transformação aconteça”, reforça.