Grupo discute fortalecimento do agro familiar na região da Lagoa dos Patos

Debate

Grupo discute fortalecimento do agro familiar na região da Lagoa dos Patos

Oficina na próxima semana definirá plano de desenvolvimento com ações de curto, médio e longo prazo

Por

Grupo discute fortalecimento do agro familiar na região da Lagoa dos Patos
APCL deve ajudar a reduzir a complexidade na logística da plataforma

Com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar na região estuarina da Lagoa dos Patos, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) promove, no dia 25 de abril, às 8h30, no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), em Rio Grande, uma oficina para discutir a formação de um Arranjo Produtivo Cooperativo Local (APCL).

O encontro permitirá mapear as conexões potenciais a partir das especificidades da agricultura familiar. Atualmente, está em andamento o levantamento de experiências existentes nos municípios de Pelotas, Rio Grande e São José do Norte. “Após o encontro, vamos elaborar uma agenda de ações para estimular a troca entre os diferentes atores envolvidos”, explica a pesquisadora Kamila Victor, do projeto e-COO.

Durante a oficina, os participantes participarão de uma dinâmica coletiva para identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do setor na região. “O objetivo é construir um plano de ação colaborativo que fortaleça os laços entre cooperativas, empresas, fornecedores e instituições de apoio”, afirma Évilin Campos, também pesquisadora do e-COO.

Segundo Kamila, além de promover conexões, a formação do APCL incentivará a troca de saberes, conhecimentos e estruturas para que as cooperativas prosperem de forma conjunta. “Rio Grande ainda não possui uma cooperativa de agricultores, então essa proposta também representa um avanço importante para a região”, destaca Évilin.

Evento acontece no encerramento do e-COOAR

A reunião do APCL ocorrerá no último dia do evento e-COOAR: Diálogos em Tecnologias Sociais, que será realizado de 23 a 25 de abril. A programação reunirá agricultores, familiares, pesquisadores, estudantes e instituições, com o intuito de compartilhar experiências relacionadas à tecnologia social, economia solidária e agricultura familiar.

O evento contará com debates, rodas de conversa, oficinas, exposição artística e uma feira com produtos de agricultores regionais.

Évilin ressalta que, no primeiro dia, será apresentada a Plataforma e-COO: Cooperativismo de Plataforma para o Fortalecimento da Agricultura Familiar. No segundo dia, o destaque será o Encontro de Tecnologia Social da Região Sul, promovido em parceria com a Associação Brasileira de Ensino, Pesquisa e Extensão em Tecnologia Social.

A programação completa, bem como as inscrições, estão disponíveis no site: https://bit.ly/4lwV3wt.

Plataforma digital facilitará comercialização

Como forma de ampliar a comercialização de produtos da agricultura familiar e facilitar o acesso dos consumidores, o projeto e-COO lançará, durante o evento, uma nova plataforma vinculada ao Telegram. Por meio dela, será possível acessar o catálogo de produtos e produtores, além de realizar compras diretamente.

Um dos principais objetivos da iniciativa é contribuir para o aumento das vendas da agricultura familiar nos 17 municípios da Região Sul. No desenvolvimento da plataforma, participaram 18 agricultores de Pelotas, Morro Redondo, São José do Norte e Rio Grande.

Projeto e-COO

Com 18 meses de existência, o projeto e-COO teve, em sua primeira etapa, a identificação de produtores dispostos a trabalhar de forma colaborativa na criação da plataforma. A segunda fase envolveu a implantação de uma feira na Furg, voltada à venda direta pelos agricultores. O terceiro passo está focado no letramento digital dos produtores participantes.

Acompanhe
nossas
redes sociais