Com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar na região estuarina da Lagoa dos Patos, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) promove, no dia 25 de abril, às 8h30, no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), em Rio Grande, uma oficina para discutir a formação de um Arranjo Produtivo Cooperativo Local (APCL).
O encontro permitirá mapear as conexões potenciais a partir das especificidades da agricultura familiar. Atualmente, está em andamento o levantamento de experiências existentes nos municípios de Pelotas, Rio Grande e São José do Norte. “Após o encontro, vamos elaborar uma agenda de ações para estimular a troca entre os diferentes atores envolvidos”, explica a pesquisadora Kamila Victor, do projeto e-COO.
Durante a oficina, os participantes participarão de uma dinâmica coletiva para identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do setor na região. “O objetivo é construir um plano de ação colaborativo que fortaleça os laços entre cooperativas, empresas, fornecedores e instituições de apoio”, afirma Évilin Campos, também pesquisadora do e-COO.
Segundo Kamila, além de promover conexões, a formação do APCL incentivará a troca de saberes, conhecimentos e estruturas para que as cooperativas prosperem de forma conjunta. “Rio Grande ainda não possui uma cooperativa de agricultores, então essa proposta também representa um avanço importante para a região”, destaca Évilin.
Evento acontece no encerramento do e-COOAR
A reunião do APCL ocorrerá no último dia do evento e-COOAR: Diálogos em Tecnologias Sociais, que será realizado de 23 a 25 de abril. A programação reunirá agricultores, familiares, pesquisadores, estudantes e instituições, com o intuito de compartilhar experiências relacionadas à tecnologia social, economia solidária e agricultura familiar.
O evento contará com debates, rodas de conversa, oficinas, exposição artística e uma feira com produtos de agricultores regionais.
Évilin ressalta que, no primeiro dia, será apresentada a Plataforma e-COO: Cooperativismo de Plataforma para o Fortalecimento da Agricultura Familiar. No segundo dia, o destaque será o Encontro de Tecnologia Social da Região Sul, promovido em parceria com a Associação Brasileira de Ensino, Pesquisa e Extensão em Tecnologia Social.
A programação completa, bem como as inscrições, estão disponíveis no site: https://bit.ly/4lwV3wt.
Plataforma digital facilitará comercialização
Como forma de ampliar a comercialização de produtos da agricultura familiar e facilitar o acesso dos consumidores, o projeto e-COO lançará, durante o evento, uma nova plataforma vinculada ao Telegram. Por meio dela, será possível acessar o catálogo de produtos e produtores, além de realizar compras diretamente.
Um dos principais objetivos da iniciativa é contribuir para o aumento das vendas da agricultura familiar nos 17 municípios da Região Sul. No desenvolvimento da plataforma, participaram 18 agricultores de Pelotas, Morro Redondo, São José do Norte e Rio Grande.
Projeto e-COO
Com 18 meses de existência, o projeto e-COO teve, em sua primeira etapa, a identificação de produtores dispostos a trabalhar de forma colaborativa na criação da plataforma. A segunda fase envolveu a implantação de uma feira na Furg, voltada à venda direta pelos agricultores. O terceiro passo está focado no letramento digital dos produtores participantes.