Vereadores aprovam moção de apoio ao PL da anistia

Opinião

Douglas Dutra

Douglas Dutra

Jornalista

Repórter e colunista de política do A Hora do Sul | [email protected]

Vereadores aprovam moção de apoio ao PL da anistia

Por

A Câmara de Pelotas aprovou uma moção de apoio ao projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados para conceder anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023. A moção foi proposta pelos vereadores Marcelo Bagé (PL), Junior Fox (PL), Daniel Fonseca (PSD), Cristiano Silva (UB) e Rafael Amaral (PP).

O vereador Jurandir Silva (PSOL) criticou a iniciativa dos colegas. “Esse PL é para pedir anistia para golpista que foi lá no 8 de janeiro depredar patrimônio público, tentar impedir o mandato do presidente Lula, mas não só os golpistas que estavam em 8 de janeiro presencialmente, esse PL também abre brecha para a anistia dos financiadores dos acampamentos golpistas que aconteceram no Brasil meses antes do 8 de janeiro”, disse.

O vereador Marcelo Bagé afirmou que a depredação das sedes dos três poderes em Brasília não foi uma tentativa de golpe de estado. “Não existe golpe de estado, marcado na história, nem haverá, sem armas, sem liderança, ser organização, sem apoio das forças estatais, das Forças Armadas”, afirmou, citando Cuba e Venezuela. 

A moção foi aprovada com sete votos a favor e seis contrários. Além dos autores, votaram a favor Marisa Schwarzer (PSDB), Tauã Ney (PSDB) e Marcelo Fonseca (PP). Rafael Amaral estava ausente. 

Votaram contra os vereadores Antônio Peixoto (PSD), Ivan Duarte (PT), César Brisolara (PSB), Fernanda Miranda, Jurandir Silva (PSOL) e Ronaldo Quadrado (PT). Paulo Coitinho (Cidadania) e Cauê Fuhro Souto (PV) se abstiveram. 

Acompanhe
nossas
redes sociais