O senador Marcelo Castro (MDB-PI), vai se reunir com as bancadas partidárias para discutir aperfeiçoamentos ao novo Código Eleitoral, projeto no qual é relator. Entre os principais pontos está uma reserva de 20% das vagas nas Câmaras de Vereadores, Assembleias Estaduais e Câmara dos Deputados para as mulheres. Segundo Castro, a cota feminina é um avanço, já que mais de 700 cidades brasileiras não têm vereadoras mulheres.
Atualmente, 91 dos 513 deputados da Câmara federal são mulheres, ou seja, menos de 18% do total. Já em Pelotas, a Câmara saiu de quatro vereadoras na legislatura passada para duas em 2025, ou seja, são menos de 10% do legislativo composto por 21 parlamentares
O objetivo do novo Código Eleitoral é reunir sete leis e uma única, entre elas a lei dos partidos políticos e a da inelegibilidade. O projeto também prevê uma ampliação na auditoria das urnas eletrônicas, o impulsionamento de conteúdos nas redes sociais para pré-campanha e a chamada propaganda eleitoral negativa.
Marcelo Castro também é relator do projeto que unifica as eleições gerais e municipais e acaba com a reeleição de prefeitos, governadores e presidente após mandato de cinco anos. As duas propostas estão na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.