Começa nesta segunda-feira e prossegue até quarta-feira o III Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul, em Rio Grande. O evento integra a programação da 3ª edição do Festival do Mar (Festimar) e irá discutir as potencialidades da chamada economia azul, reunindo especialistas, autoridades, empresários e a comunidade em geral para analisar oportunidades de negócios e inovações no setor.
Rio Grande e demais cidades costeiras banhadas pelo Oceano Atlântico e pelas lagoas dos Patos e Mirim possuem grande potencial marinho e lacustre. Rio Grande, em especial, destaca-se como um dos principais polos navais do país e já conta com projetos bem estruturados nas áreas de energia offshore, ligados à exploração de petróleo e gás, além de apresentar forte presença em iniciativas de biotecnologia marinha, monitoramento ambiental e modelagem oceânica.
Um dos destaques do evento será o debate sobre o Plano Espacial Marinho, atualmente em desenvolvimento pelo governo federal, que visa definir quais áreas e de que forma poderão ser exploradas. A discussão sobre o tema Eólica Offshore ocorrerá na terça-feira, às 14h, abordando oportunidades e desafios, e na quarta-feira, às 9h, com foco no planejamento espacial marinho. Outro tema de grande interesse para a região — a exploração de petróleo e gás natural na Bacia de Pelotas — será debatido na terça-feira, às 15h45.
Também considerado um dos principais destaques da programação está a participação do diretor do Instituto Politécnico de Leiria e coordenador do Smart Ocean Marine Science (Peniche, Portugal), Sérgio Miguel Leandro, reconhecido como a maior referência em Portugal no tema da Blue Economy. A palestra do docente abrirá o evento, às 9h30.
Além do palestrante português, estão confirmadas as presenças do assessor executivo do Sebrae-RJ, Anderson Silveira; do diretor técnico do Sebrae-RS, Ariel Berti; da líder do Núcleo de Serviços Costeiros e Oceânicos da WSP Brasil, Clarissa Araújo; da gerente operacional do Sistema de Monitoramento da Costa Brasileira (SiMCosta), Ella Soares Pereira; e do diretor-presidente do Cluster Tecnológico Naval – RJ, Walter Lucas da Silva.
A iniciativa faz parte da estratégia do APL Marítimo RS e da Portos RS para o desenvolvimento da economia azul no estado e está alinhada ao Grande Pacto da Inovação do município de Rio Grande, consolidando-se como um marco para o ecossistema regional.
A participação no Fórum é gratuita, e as atividades ocorrerão das 9h às 18h, na Câmara de Comércio da Cidade do Rio Grande, localizada na Praça Xavier Ferreira, 430. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://bit.ly/4cu2IHW, onde também está disponível a programação completa do evento.