Das 13 caras novas anunciadas pelo Brasil desde o fim do Gauchão até este sábado (12), a uma semana da estreia na Série D do Brasileirão, oito já trabalharam com o técnico Emerson Cris ou o gerente de futebol Eduardo Alves. A aposta em conhecidos é um dos padrões do processo de reformulação do elenco rubro-negro.
“São atletas que já conhecem a nossa filosofia de trabalho, acho que isso encurta bastante o caminho. Traçar um perfil desses atletas, alguns com quem a gente não trabalhou, com informações de outros treinadores, de outras pessoas, que se encaixe dentro do orçamento e dentro daquilo que a gente pensa como competição”, afirmou o treinador em sua apresentação.
De Santa Catarina a São Paulo
Emerson Cris iniciou a carreira de técnico na base da Chapecoense. Dirigiu as equipes sub-20 e sub-23 do Verdão, além de ter sido auxiliar do profissional. No Verdão do Oeste, foi contemporâneo do zagueiro Vitor Becker e do Bryan Gabriel, revelados nas categorias inferiores do clube.
O técnico seguiu jornada como efetivo no Concórdia, para onde levou Bryan Gabriel. Retornou à Chape, dirigindo o sub-20 e o sub-23 novamente, mas voltou ao Concórdia e, no último ano, teve no elenco o zagueiro Felipe Camargo e o centroavante Alison Mira. Em 2025, já no Azuriz, trabalhou com o atacante Daniel Dias.
Já Eduardo Alves, que chegou ao Brasil em novembro, contratou quatro jogadores com quem já havia trabalhado no Juventus (SP), seu clube anterior. São eles o lateral-esquerdo Matheus Nunes e os volantes João Torres e Lucas Lucena, além de Daniel Dias. O profissional ainda esteve ao lado de Matheus no Taubaté.
Dos contratados pelo clube desde o mês passado, somente o zagueiro Clébio, o meia David Weslley e os atacantes Luiz Henrique, João Libânia e Alexiel não trabalharam nem com Emerson Cris nem com Eduardo Alves.
Reforços que trabalharam com Emerson Cris
- Felipe Camargo (6 jogos pelo Concórdia na Série D de 2024)
- Vitor Becker (contemporâneos na Chapecoense – zagueiro estava na base e treinador era auxiliar técnico do profissional)
- Bryan Gabriel (12 jogos pelo Concórdia na Copa Santa Catarina de 2020 e no Campeonato Catarinense de 2021, além de contemporâneos na Chapecoense)
- Daniel Dias (2 jogos pelo Azuriz no Campeonato Paranaense de 2025)
- Alison Mira (8 jogos pelo Concórdia na Série D de 2024)
Reforços que trabalharam com Eduardo Alves
- João Torres (Juventus-SP em 2023 e Flamengo-SP em 2022)
- Lucas Lucena (Juventus-SP em 2024)
- Matheus Nunes (Taubaté-SP em 2022 e Juventus-SP em 2023)
- Daniel Dias (Juventus-SP em 2023 e 2024)
Reforços que não trabalharam com nenhum deles
- Clébio
- David Weslley
- Luiz Henrique
- João Libânia
- Alexiel
Elenco do Brasil
Goleiros
- Gabriel Oliveira
- Alan Gobetti
- João Lucas
Laterais-direitos
- Marcel
- Murillo Lima
Zagueiro
- Felipe Camargo
- Clébio
- Vitor Becker
Lateral-esquerdo
- Matheus Nunes
Volantes
- Rael
- (*) Rafael Gelatti
- João Torres
- Lucas Lucena
- (*) Thobias
- Bryan Gabriel
Meias
- Agustin Milar
- David Weslley
Atacantes
- Totonho
- Mayco Félix
- Daniel Dias
- Luiz Henrique
- Alison Mira
- João Libânia
- Alexiel
* Lesionados e fora da Série D.
Agenda | Série D
1ª rodada
Grupo A8
19 ou 20 de abril
Brasil x Barra
Joinville x Guarany
São Luiz x Azuriz
Marcílio Dias x São José