Hub corporativo do Una se consolida como polo da saúde

Parque Una

Hub corporativo do Una se consolida como polo da saúde

Profissionais de diferentes áreas vêm optando pelo parque para construção de clínicas e consultórios

Por

Atualizado sábado,
12 de Abril de 2025 às 20:16

Hub corporativo do Una se consolida como polo da saúde
Atualmente, o Una conta com quatro empreendimentos comerciais entregues. (Foto: Jô Folha)

Considerado um embrião de um possível hub da saúde, o Parque Una tem atraído profissionais de diversas áreas, que escolhem o local para instalar seus consultórios e clínicas. Atualmente, atuam no espaço médicos, dentistas, fisioterapeutas, nutricionistas e outros especialistas, que veem vantagens como localização, infraestrutura, segurança e proximidade com colegas da área.

Com quatro empreendimentos comerciais entregues — Plex, Makers, Flow Work e Vanguarda —, dois em construção (Orbe 1 e Orbe 2) e um recém-lançado, o Edro, o Parque Una soma 456 salas entregues e 786 em obras. O primeiro prédio comercial inaugurado, o Plex, possui 141 salas, sendo boa parte ocupada por profissionais da saúde.

Atuando no local desde 2021, o cirurgião plástico Eduardo Machado mantinha sua clínica em uma casa no centro da cidade antes de se mudar para o Una. Após problemas com segurança e da necessidade de manutenção predial, optou por se mudar para o parque, comprando duas salas no edifício Plex.

“Meu público valoriza um atendimento de qualidade e uma boa infraestrutura. Muitos pacientes aproveitam a consulta para tomar um café e desfrutar das áreas abertas do parque”, relata.
Na época, Machado chegou a ser questionado por colegas sobre a distância dos hospitais e possíveis dificuldades de acesso. “Sempre tive a visão de que o parque é ideal para meu perfil de pacientes, pois oferece uma estrutura completa”, afirma.

Por ter sido um dos pioneiros, Machado acompanhou o crescimento do número de profissionais no local. “Os colegas começaram a perceber que é uma área bonita, com trânsito fluido e várias facilidades nos prédios, como as três entradas do parque”, comenta.
Para os pacientes, o trânsito ao chegar no parque costuma ser mais tranquilo em comparação ao centro da cidade. “As ruas têm circulação acalmada, há opção de dois estacionamentos.

Percebo que, aqui, os pacientes chegam com mais tranquilidade para a consulta”, avalia o cirurgião.

Base para um hub da saúde

O aumento de profissionais da saúde instalando suas clínicas no Una acompanha também a chegada de empresas de tecnologia voltadas para soluções médicas. Com esse movimento, o parque caminha para se tornar um ecossistema colaborativo voltado à saúde.

A nutricionista comportamental Gabriela Cunha escolheu o local por seu estímulo à prática de atividades físicas. Ela destaca também a troca de indicações entre os profissionais que atuam no parque.

“Acabamos nos indicando. Já recebi pacientes encaminhados por colegas que nem conheço pessoalmente, mas que também trabalham aqui. E eu mesma já indiquei meus pacientes para médicos e psicólogos do parque”, explica.

A dentista Júlia Almeida também valoriza essa troca constante entre colegas. “Essa conexão acontece naturalmente. Tenho colegas de odontologia e de outras áreas, e sempre há trocas de pacientes e conhecimentos”, relata.

Machado complementa dizendo que a proximidade com profissionais como nutricionistas, cardiologistas, psicólogos e psiquiatras facilita a jornada dos pacientes. “O parque tem vida, movimento, e isso é muito interessante”, diz.

Integração entre vida pessoal e profissional

Antes de abrir seu consultório odontológico no Una, Júlia já era moradora do local. Com a experiência positiva do dia a dia, decidiu que era o momento de ter seu próprio espaço profissional ali mesmo. “No começo, pensei que os pacientes não viriam até o parque. Mas logo percebi que esse receio era infundado”, lembra.

Ao iniciar os atendimentos no novo endereço, notou uma melhor integração entre sua vida pessoal e profissional. “Tudo passou a acontecer aqui de forma muito natural”.

Embora não resida no parque, Gabriela não cogitou outro local para abrir seu consultório, em abril. “Cheguei a visitar outros lugares, mas quando entrei nessa sala soube imediatamente que era aqui”, conta.

Mais visibilidade

Na visão de Gabriela, atuar no parque também proporciona maior visibilidade. “Muitos moradores passaram a se consultar comigo justamente por eu estar aqui. Alguns me encontraram no Google, viram a proximidade e marcaram uma consulta. Muitos são meus pacientes até hoje”, relata. Para ela, a localização funciona como um cartão de visitas.

Júlia observa que muitos moradores do Una não são de Pelotas e, por isso, acabam buscando profissionais dentro do próprio parque. “Estar aqui transmite uma imagem moderna, atualizada, de alguém que busca sempre oferecer o melhor atendimento”, avalia.

Beleza e crescimento planejado

Um dos atrativos do parque é a beleza arquitetônica dos prédios e áreas externas. Para Machado, que trabalha com estética, isso é um diferencial: “o ambiente é bonito, os prédios se harmonizam, e a expansão ocorre de forma organizada”.

Gabriela destaca o aspecto acolhedor e dinâmico do ambiente. “Tenho pacientes que saem da consulta e vão direto para a academia. Outros aproveitam a visita para caminhar ou correr. Isso também nos beneficia como profissionais”, diz. “Trabalho das 8h às 20h. Se estivesse em um lugar sem graça, a qualidade do meu trabalho cairia”.

Outro ponto destacado por Machado é a valorização do imóvel, impulsionada pelo crescimento do parque. “Esse desenvolvimento é fantástico. Traz valorização, organização e qualidade. Isso agrega valor ao meu imóvel”, afirma.

Sua clínica, atualmente no Plex, será transferida para o Edro, o mais novo empreendimento comercial do Una, para atender à demanda por mais espaço.

Acompanhe
nossas
redes sociais