A Clínica Visar e o Hospital Beneficência Portuguesa promovem neste domingo a 3ª Campanha de prevenção à cegueira pela diabetes ocular. O mutirão em alusão ao Abril Marrom é dedicado à conscientização, prevenção e combate aos diversos tipos de cegueira. O evento tem o apoio da prefeitura de Pelotas e a parceria da Oftalmopampa e será na Casa da Praia junto à Estação do Sesc Laranjal, das 8h às 12h.
As equipes vão disponibilizar serviço de medição de visão, avaliação médica com especialistas, orientação sobre catarata e doenças da retina e encaminhamento para tratamento conforme a necessidade. O público estimado para atendimento é de 60 pessoas. Quem comparecer, passa por um cadastro e é orientado aos próximos passos, como procedimentos, tratamento, medicação, dependendo da avaliação.
A Campanha é de prevenção e mapeamento de paciente com possíveis doenças ou tendências pré-dispostas, voltado à linha de cuidado de enfermidades oculares adquiridas, por meio da diabetes. De acordo com a gerente da Oftalmopampa, Lisana Moreira, a proposta é reduzir o risco de perda silenciosa da visão. “Há doenças que quando diagnosticadas têm maior dificuldade em resolução. Por isso a ação é para conscientizar as pessoas com cuidados ocular”.
Pacientes encaminhados pela SMS terão atendimento prioritário com triagem e continuidade na Clínica Visar. Já os por cadastro espontâneo, realizam a mesma triagem e recebem orientações conforme o perfil (convênio ou particular). Durante o dia, médicos especialistas e equipe assistencial vão esclarecer dúvidas e orientando o processo de atendimento.
Dados
537 milhões de adultos vivem com diabetes (1 em cada 10 adultos) no mundo.
1ª causa de maior causa de cegueira.
1ª causa de cegueira irreversível advinda de complicações oculares (DM).
6,7 milhões de mortes em 2021 (1 a cada 5 segundos)