Com quase dois meses de pré-temporada, enfim chegou o momento da Malgi estrear na Liga Feminina de Futsal (LFF), competição nacional organizada pela Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS). A equipe pelotense disputará de forma inédita e será a única representante do Rio Grande do Sul.
A estreia na LFF será neste sábado (12), às 18h, diante das Leoas da Serra, em Lages (SC). A partida será disputada no ginásio Jones Minosso e terá transmissão no YouTube pelo canal Liga Feminina de Futsal. As Leoas são as atuais vice-campeãs brasileiras, o que indica o tamanho do desafio da Malgi logo na primeira rodada.
“A gente vai jogar como franco atirador contra a equipe atual vice-campeã da liga. Mas ao mesmo tempo, pelo potencial que temos, a gente sabe o que pode acontecer lá. Vai depender muito da gente, do que a gente conseguir impor no jogo. Estamos indo lá para buscar os três pontos”, destaca o técnico Maurício Giusti.
A Malgi encerrou a preparação na quinta-feira com um último treino no ginásio do Profut e iniciou nesta sexta a viagem. A logística para chegar até o interior de Santa Catarina é outro desafio. A delegação embarcou com escala em Campinas para depois chegar até Florianópolis, onde a equipe passará a noite. No sábado, o trajeto será completado de ônibus até Lages.
“A expectativa é a melhor possível”
Com um desafio maior em 2025 pela participação na Liga Feminina, o técnico Maurício Giusti precisou fazer uma reformulação no grupo da temporada passada. Foi necessário ir no mercado atrás de nomes de maior peso para conseguir disputar contra as melhores equipes do Brasil.
“A expectativa é a melhor possível. Principalmente por ter conseguido chegar em uma liga nacional. Conseguimos montar um plantel qualificado, que trabalhou bastante até aqui. Os dados estão nos indicando uma ótima evolução nos dois meses de trabalho”, diz o treinador pelotense.
A Malgi teve a baixa de três atletas na semana passada. Para fechar o plantel, Giusti quer trazer mais uma goleira e uma atleta de linha. A ala Evelyn segue em recuperação de cirurgia e deve voltar apenas em julho.
Assim como a Malgi, as Leoas da Serra não disputaram partida oficial em 2025, porém foi possível analisar algumas atletas adversárias, que representaram Santa Catarina em um amistoso contra a Seleção Brasileira. A partida terminou com vitória do Brasil por 5 a 1.
“A gente trabalhou bastante várias ferramentas para não faltar nada no jogo. Temos várias ferramentas para usar, modelos de jogo, sistemas diferentes, defesas diferentes, goleiro linha. Está bem trabalhado para chegar lá e mostrar um futsal de excelência”, completa o técnico da Malgi.
Formato de disputa
A primeira fase da Liga Feminina é disputada em turno único entre as 13 equipes. Cada time fará seis jogos em casa e seis fora. Os oito primeiros avançam para as quartas de final no sistema: 1×8, 2×7, 3×6 e 4×5 com jogos de ida e volta, assim como na semifinal e final. O Taboão Magnus (SP) é o atual campeão.
Elenco da Malgi
Goleiras: Duda, Nicole e Suzan
Fixas: Fe e Ana Lustosa
Alas: Pietra, Evelyn, Dani, Gio, Nati, Ivana, Ju, Tamires e Isa
Pivôs: Karina e Kalê
Tabela
1ª rodada (sábado)
18h | Leoas da Serra x Malgi
2ª rodada (27/4)
18h | Unidep/Pato Branco x Malgi
3ª rodada (4/5)
16h | Malgi x Clube Resenhas
4ª rodada (17/5)
16h | Malgi x Chapecó
5ª rodada (31/5)
20h | Taboão Magnus x Malgi
6ª rodada (7/6)
16h | Malgi x ADTB Telêmaco
7ª rodada (21/6)
16h | Londrina x Malgi
8ª rodada (6/7)
16h | Malgi x APCEF
9ª rodada (12/7)
16h | Stein Cascavel x Malgi
10ª rodada (26/7)
16h | Malgi x São José
11ª rodada (2/8)
16h | ADEF/APCEF x Malgi
12ª rodada (9/8)
18h | Malgi x Barateiro Havan