Reunião almoço da ACP celebra os 40 anos da Sicredi Interestados

Encontro

Reunião almoço da ACP celebra os 40 anos da Sicredi Interestados

Evento da Associação Comercial de Pelotas reuniu cooperados e empresários da região

Por

Reunião almoço da ACP celebra os 40 anos da Sicredi Interestados
Presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste esteve em Pelotas ontem para as comemorações do aniversário. (Foto: Paulo Rossi)

A Cooperativa Sicredi Interestados comemorou 40 anos com a participação de lideranças locais, políticos e associados, reunidos na reunião-almoço promovida pela Associação Comercial de Pelotas (ACP), o tradicional Tá na Hora. O presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port, palestrou no evento sobre a atuação do cooperativismo no desenvolvimento local e regional.

Considerado referência nacional pelo número de cooperados, o sistema cooperativo de crédito responde por 30% da movimentação financeira no Rio Grande do Sul — índice bem acima da média nacional e comparável aos padrões europeus. No Estado, o cooperativismo está presente em 97% dos municípios, reunindo 2,7 milhões de associados.

Segundo Port, a atuação das cooperativas durante as enchentes ocorridas em maio do ano passado evidenciou para a população gaúcha os diferenciais de uma cooperativa em relação a instituições financeiras tradicionais. “O Sicredi foi o maior repassador dos recursos do Pronampe no Estado e também do BNDES para a reconstrução do Rio Grande do Sul, além de destinar mais de R$ 90 milhões em doações e operações de crédito”, destacou.

No cenário nacional, o Sicredi RS foi a cooperativa que mais cresceu em 2024. “Estivemos presentes durante os momentos mais difíceis da enchente, ajudando na liberação de recursos. Por estarmos próximos das pessoas quando mais precisam, nosso crescimento foi ainda mais significativo”, avalia.

Diferenciais do cooperativismo

Durante sua fala, Port destacou os diferenciais do cooperativismo, baseados em princípios como: adesão livre e voluntária; gestão democrática; divisão de resultados; educação e formação; autonomia local; intercooperação; e compromisso com a comunidade. Ele também ressaltou que, em uma cooperativa, o objetivo não é o lucro, mas sim a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Entre os programas de responsabilidade social desenvolvidos pela cooperativa, destacam-se iniciativas voltadas ao desenvolvimento regional, como a criação de cooperativas escolares, fundos sociais, programas de educação financeira e comitês voltados para mulheres e jovens.

Devido à relevância da atuação das cooperativas no desenvolvimento dos territórios, a Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas, destacando o papel essencial dessas organizações no progresso econômico e social sustentável. “Esperamos que, além de dar mais visibilidade às ações das cooperativas, essa decisão incentive a melhoria das políticas públicas voltadas ao cooperativismo”, afirmou Port.

 

Associativismo e cooperativismo

Na avaliação do presidente da ACP, Fabrício Cagol, mesmo em tempos difíceis — marcados por pandemia e desastres climáticos — vivemos também uma era de colaboração. Nesse cenário, o associativismo, defendido pela ACP, e o cooperativismo, representado pelo Sicredi, atuam como motores para a construção de uma sociedade mais forte.

“O cooperativismo não é apenas um modelo de negócio, é uma filosofia de vida. Representa uma forma de pensar e agir que coloca as pessoas no centro das decisões, promovendo inclusão, participação e prosperidade de maneira compartilhada”, declarou.

Sicredi Interestados

A Sicredi Interestados celebrou 40 anos com 34 agências distribuídas entre dois estados, 450 colaboradores e 130 mil associados. Para 2025, a meta da cooperativa é alcançar 140 mil associados.

Com mais de 200 agências espalhadas pelo Rio Grande do Sul, os planos para comemorar as quatro décadas incluem a abertura de duas novas unidades: uma na Praia do Laranjal e outra em Linhares, no Espírito Santo. No início de 2025, foram inauguradas as agências da Praia do Cassino, em Rio Grande, e de Sooretama, também no ES.

Acompanhe
nossas
redes sociais