Paula Mascarenhas assume Secretaria de Relações Institucionais do Estado

Trocas

Paula Mascarenhas assume Secretaria de Relações Institucionais do Estado

Reforma no primeiro escalão também teve saída de Luiz Henrique Viana de secretaria

Por

Atualizado quinta-feira,
10 de Abril de 2025 às 18:13

Paula Mascarenhas assume Secretaria de Relações Institucionais do Estado
Mudança foi confirmada pelo governador Eduardo Leite na segunda. (Foto: Mauricio Tonetto)

O governador Eduardo Leite (PSDB) anunciou uma série de mudanças nas secretarias do governo na noite desta segunda-feira (7). Entre elas, a chegada da ex-prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB) ao primeiro escalão do governo na nova secretaria extraordinária de Relações Institucionais.

Até então, Paula era secretária executiva de Relações Institucionais, cargo ligado ao gabinete do governador. Segundo o governo, não será necessário criar cargos para abrigar a nova pasta, e Paula assumirá uma vaga que estava em aberto com remanejamento de funções que já existiam para dar suporte à secretaria.

Secretaria terá papel de interlocução

Paula diz que a função da secretaria extraordinária será ampliar a interlocução do governo com os municípios gaúchos. “Vamos ter muitas pautas em comum [com a Casa Civil], mas essa parte de interlocução com as regiões e com outras instituições vai ficar mais a cargo desta nova secretaria, desonerando um pouco a Casa Civil, que poderá se concentrar em outras questões, como a região com o Legislativo”, diz Paula.

Segundo Paula, os últimos três meses como secretária executiva, ligada ao gabinete do governador, serviram para Leite avaliar a importância de se criar a nova pasta. “Ele se ressentia de ter alguém que pudesse representá-lo numa aproximação maior com os municípios”, afirma Paula.

Ela explica que a nova secretaria conta inicialmente com apenas três assessores, número que deve aumentar em breve. “Vai ter uma estrutura um pouco maior, mas não muito, é uma secretaria muito enxuta”, diz.

A ex-prefeita de Pelotas reconhece que a secretaria permitirá uma projeção política e que considera ser candidata em 2026, embora ainda não tenha decidido a qual cargo. “Mas não estou focando nas questões político-eleitorais, porque seria o primeiro passo para o fracasso da minha função, que é a de estreitar laços do governo e, com isso, lidar com pessoas de todos os partidos”, afirma.

Viana deixa governo

A reforma no secretariado do governo do Estado também afetou outra liderança tucana da região Sul. O ex-vereador de Pelotas, Luiz Henrique Viana, deixou a secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo, que passará a ser ocupada pelo ex-prefeito de Santa Maria, o também tucano Jorge Pozzobom.

Viana foi eleito deputado estadual em 2018 e assumiu a secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura entre 2021 e 2022. Estava na secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo desde janeiro de 2023.

Paula, que é presidente estadual do PSDB, diz que Viana é uma grande liderança do partido e que “a montagem de um governo leva em conta diversos aspectos, e a substituição do Viana não tem nada a ver com aspectos de desempenho”. “Certamente ele vai permanecer ligado ao governo”, afirma Paula, embora ainda não haja uma função definida.

O ex-secretário foi procurado, mas não respondeu à reportagem.

Mudanças em outras duas secretarias

Além das alterações envolvendo as lideranças tucanas de Pelotas, Eduardo Leite também anunciou mudanças em outras duas secretarias. A principal foi na secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, onde Clair Kuhn será substituído pelo deputado estadual Edivilson Brum (MDB). Tiago Simon (MDB) assume a vaga de Brum na Assembleia.

Também houve alteração na secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, em que o ex-prefeito de Dom Pedrito, Mário Augusto Alves (PP) assumiu como secretário-adjunto, função que estava vaga desde o ano passado.

Acompanhe
nossas
redes sociais