ABF mantém pilares e aposta em técnico argentino para Série Ouro

Futsal

ABF mantém pilares e aposta em técnico argentino para Série Ouro

Time de São Lourenço do Sul é um dos quatro representantes da região no campeonato que começa sábado

Por

Atualizado quarta-feira,
09 de Abril de 2025 às 15:47

ABF mantém pilares e aposta em técnico argentino para Série Ouro
Ex-jogador da seleção argentina, Leandro Ubalde comanda a equipe (Foto: Guilherme Krüger - ABF)

A Associação Brasil Futsal (ABF) decidiu inovar e fechou em fevereiro a contratação do argentino Leandro Ugalde como treinador. Ex-jogador da seleção de seu país, Lelo, como é conhecido, comandará o time de São Lourenço do Sul na Série Ouro. A competição começa neste sábado (12) e a adversária dos lourencianos na estreia é a AVF, de Manoel Viana, às 20h, em casa, com ingressos por R$ 10.

A chegada de um estrangeiro à ABF foi o resultado de uma série de contatos no meio do futsal. O presidente da Associação Brasil, Jerry Santos, já conhecia Ugalde, cujo nome foi recomendado por Marcelo Lombardini, preparador físico argentino, e Hernán Garcias, treinador do Boca Juniors. Por fim, o técnico da seleção do Chile, Ignacio Cabral, ajudou com o último passo para a conexão entre Argentina e São Lourenço do Sul.

“Em 1995, com 18 anos, vim para o Rio de Janeiro para jogar um Grand Prix com a seleção argentina de futsal. A partir daquele momento, fiquei impressionado com tudo relacionado ao futsal brasileiro. […] É um sonho que se tornou realidade para mim. Deixei muitas coisas importantes na Argentina, como amigos, família e trabalho, mas as pessoas aqui me fazem sentir muito confortável e um pouco como se estivesse em casa”, conta Ugalde.

O presidente Jerry Santos considera a Zona Sul carente de treinadores. Para ele, o histórico de 16 anos de Lelo em times de primeira divisão e categorias de base argentinos pesou para a decisão, assim como o interesse do profissional em desembarcar no Brasil, onde ingressa em um mercado maior.

Rafinha Insaurriaga é um dos dez remanescentes do título de 2022 (Foto: Guilherme Krüger – ABF)

Fator casa como força

A ABF entra na Série Ouro como campeã recente – conquistou o título em 2022. Desde o ano passado, porém, a competição ficou mais forte com os ingressos do Atlântico, de Erechim, e da ACBF, de Carlos Barbosa, potências nacionais que retornaram às disputas da Federação Gaúcha de Futsal (FGFS). A Assoeva, de Venâncio Aires, participou em 2024 mas paralisou as atividades por dificuldades financeiras.

Com o primeiro objetivo de se classificar às oitavas de final, o Rubro-Negro busca a manutenção do retrospecto favorável como mandante. No ginásio do Esporte Clube São Lourenço, o time vermelho e preto perdeu apenas quatro vezes nos últimos três anos. “Nosso poder em casa é muito agressivo”, resume o presidente.

Parte do elenco da temporada passada deixou a ABF, como o pivô Natã Clei, que foi jogar a Liga Nacional pelo Dracena (SP). Porém, dez atletas são remanescentes da campanha vitoriosa de 2022, como Jean Pierre, Rafinha, Bolinha, Leo Jaques e Geyo. O grupo treina cinco vezes por semana – três com bola e duas em academia. O projeto tem o apoio da prefeitura e da Câmara de Vereadores de São Lourenço e de empresas parceiras.

Novidade no regulamento

A Série Ouro passa a ter rebaixamento neste ano. Após a primeira fase, haverá um triangular com o último colocado de cada chave, em turno e returno, de onde a equipe com menos pontos nesta competição paralela cairá para a Série Prata.

A primeira fase ocorre de 12 de abril a 23 de agosto, com duelos em turno e returno dentro de cada grupo. Os cinco melhores das chaves avançam às oitavas de final. Os sextos colocados das chaves A e B medirão forças em uma repescagem, em ida e volta, para definir o 16º time nos mata-matas, que terminam em dezembro com a decisão do título

Além da ABF, representam a Zona Sul a ATF/Otimiza, de Pelotas, o Jaguarão Futsal, de Jaguarão, e o Riograndense, de Rio Grande.

Série Ouro

Grupo A
ACBF (Carlos Barbosa), Figueira (Tupanciretã), Russo Preto (Não-Me-Toque), Sercesa (Carazinho), Ser Alvorada (Alvorada), Ser Triunfo (Triunfo) e UFSM (Santa Maria)

Grupo B
Atlântico (Erechim), AFA (São Francisco de Assis), ANPF/Lyon (Nova Petrópolis), Barcelona (Júlio de Castilhos), Jaguarão Futsal (Jaguarão), Independente (Lavras do Sul) e Riograndense (Rio Grande)

Grupo C
Ser Santiago (Santiago), ABF, ATF/Otimiza, AVF (Manoel Viana), Caxias Futsal (Caxias do Sul) e São José (Cachoeira do Sul)

Acompanhe
nossas
redes sociais