A equipe da Associação de Pais de Pessoas com Síndrome de Down de Pelotas (Apadpel) vai disputar uma competição nacional ainda em abril. O time do projeto fundado em 2022 segue em ascensão e é um dos dez participantes do Campeonato Brasileiro de Futsal Down. A competição será em Lorena (SP) entre os dias 18 e 21 deste mês.
Dos 27 atletas, dez viajarão para o torneio. Durante a manhã deste sábado (5), em um dos últimos treinos antes da viagem, o clima era de empolgação pela chance de viver essa experiência. Gabriel Nogueira, Gabriel Glicetti e Lucas Mendes fizeram questão de parabenizar a Apadpel, que completa oito anos.
“É difícil de descrever o que representa isso. Uma experiência maravilhosa. A gente sabe da dificuldade técnica em relação a equipes que estão mais estruturadas, com jogadores de seleção brasileira, mas entendemos que não vamos fazer feio, levando a proposta de inclusão e socialização”, afirma André Müller, coordenador do projeto ao lado de Cátia Vieira.
O Campeonato Brasileiro de Futsal Down é uma realização da Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais (CBDI), com o apoio da prefeitura de Lorena e da Associação Regional de Desportos para Deficientes Intelectuais do Estado de São Paulo (Ardem).
Evolução do projeto
A iniciativa vinculada à Apadpel será a única representante do Sul do país na competição. E esse intercâmbio não é inédito: no ano passado, os pelotenses foram a São Paulo. Em Campinas, retribuíram a visita da Ponte Preta S21, equipe campeã nacional que havia jogado em Pelotas em 2023. Em São José dos Campos, mediram forças com a ADC Embraer e a seleção brasileira.
“Tudo foi acontecendo muito rápido desde a proposta inicial de desenvolver o futsal down em Pelotas, apadrinhado pela Ponte Preta. Não sabíamos como seria. Eu, sinceramente, não conhecia a modalidade”, conta André Müller. O coordenador explica que o apoio do projeto paulista acelerou o avanço por aqui. A necessidade de ampliar a comissão técnica com um preparador de goleiros, por exemplo, foi identificada.
Em Lorena, a equipe da Apadpel voltará a dividir a quadra com Renato Gregório. Ex-Ponte Preta S21, ele soma três títulos mundiais de futsal down pela seleção brasileira e três prêmios de melhor jogador do mundo. Atualmente, está no Galápagos JR.
Parceria com o Paulista
Desde 2023, os treinos semanais do time pelotense, sob comando do técnico Geverton Duarte, são realizados no ginásio do Paulista nas manhãs de sábado. O gerente administrativo do Rubro-Negro, José Felipe Borges, o Chinês, diz que conheceu a dificuldade enfrentada pelo projeto da Apadpel quando as atividades ocorriam no Cruzeiro, local que naquele ano recebeu o amistoso contra a Ponte Preta S21.
“Aquilo me sensibilizou e o Paulista colocou a estrutura à disposição para que esses meninos pudessem ter uma casa e prosperar. O Paulista sempre foi uma equipe de competição, mas sempre teve cunho social. É um clube do povo, que abraça, acolhe”, afirma Chinês, que destaca o interesse de viabilizar em breve um campeonato gaúcho de futsal down em Pelotas.
A viagem da Apadpel até Lorena será feita de ônibus. O projeto ainda busca alcançar a meta financeira para os custos. Interessados podem colaborar com doações pela chave pix 28.915.350/0001-05 (CNPJ).
(*) Campeonato Brasileiro de Futsal Down, em Lorena (SP)
Grupo A
Apadpel
ADC Embraer (São José dos Campos/SP)
Nova Aliança (Indaiatuba/SP)
CDC Jardim Avelino/JR (São Paulo)
Galápagos JR (São Paulo)
Grupo B
Futsal Down (Pouso Alegre/MG)
Adapte (Lorena/SP)
Ponte Preta S21 (Campinas)
Goodnut (Brodowski/SP)
Ituano (Itu/SP)
Jogos da Apadpel
18 de abril
9h30min | Apadpel x ADC Embraer
20h | Apadpel x Nova Aliança
19 de abril
10h30min | Galápagos JR x Apadpel
18h | CDC Jardim Avelino/JR x Apadpel
(*) As partidas terão duração de dois tempos de 20 minutos corridos. Os dois primeiros colocados de cada grupo passam às semifinais, que ocorrem no dia 20. A final é no dia 21, às 10h.
Apadpel
Jogadores
Leandro Acunha
Lucas Mendes
Gabriel Nogueira
Victor Leal
Eduardo Moraes
Eduardo Caetano
Isaac Souza
Mauricio Campelo
Juninho Bueno
Gabriel Glicetti
Comissão técnica e staff
Técnico: Geverton Duarte
Auxiliar: Flávio Mendes
Preparador de goleiros: Renaldo Acunha
Coordenadores: André Müller e Cátia Vieira
Presidente: Luana Braga