Na Zona Sul, assim como em boa parte do Estado, a semana deve ser marcada pelas chuvas. Diante das precipitações persistentes ao longo dos dias, a Defesa Civil colocou a região em alerta laranja para chuvas pontualmente volumosas, com descargas elétricas e temporais isolados. Além disso, o alerta se estende para risco hidrológico, com possibilidade de alagamentos e cheias.
Conforme a Defesa Civil, entre está segunda (7) e quarta-feira (9), o aprofundamento de um sistema de baixa pressão, juntamente com o fluxo de umidade, deverá favorecer a ocorrência de chuva forte e persistente em boa parte do Estado, acompanhada de temporais isolados. As chuvas devem ocorrer com volumes pontualmente elevados sobre algumas regiões, incluindo a Zona Sul.
Em Pelotas, a previsão do tempo indica um acumulado de cerca de 11 milímetros para esta segunfa-feira (7). Na terça (8) e quarta-feira (9), os volumes devem aumentar para 14,4 e 18 milímetros, respectivamente. A tendência é que, na madrugada de quinta-feira (10), ainda sejam esperadas chuva moderada a forte, de forma persistente em todo o Litoral e Costa Doce, devido ao aporte de umidade vinda do oceano para o continente.
Os acumulados devem variar entre 15 e 40 milímetros e as rajadas de vento devem atingir valores entre 40 e 60 quilômetros por hora e o mar permanece agitado. Nas demais regiões do Estado, o tempo seguirá com nebulosidade, e há condições de chuvisco/chuva fraca, com acumulados inferiores a 10 milímetros.