Delegado Luciano Cabrera assume Polícia Civil em Canguçu

Entrevista

Delegado Luciano Cabrera assume Polícia Civil em Canguçu

O novo titular tem como maior desafio combater o crime de roubo na cidade de 50 mil habitantes

Por

Atualizado quinta-feira,
03 de Abril de 2025 às 10:49

Delegado Luciano Cabrera assume Polícia Civil em Canguçu
Profissional é natural de Bagé e já participou de uma operação no município.

O novo titular da delegacia de Polícia Civil de Canguçu, Luciano de Souza Cabrera, 47, foi apresentado ontem na 18ª Delegacia Regional e deve assumir as funções ainda esta semana. A demanda por um titular chega com alívio para a cidade que tem no crime de roubo seu maior desafio. Em janeiro deste ano, uma tentativa de latrocínio movimentou o interior da cidade e dois menores foram apreendidos. Pelas estatísticas da Secretaria de Segurança Pública do Estado, entre janeiro e fevereiro foram quatro roubos registrados, 22 furtos e 32 estelionatos. A cidade, até o momento, não teve crime contra a vida consumado, diferentemente do ano passado, quando três pessoas foram assassinadas.

Cabrera é natural de Bagé, onde ingressou na Polícia Civil e atuava como escrivão desde 2008 como 4ª classe. “Sempre tive como objetivo chegar a delegado na minha instituição. Estudei, passei no concurso e agora vou encarar os desafios da profissão”, promete. O delegado já conhece a região e já esteve em uma grande operação policial na cidade onde agora atuará como delegado. “Agora é trabalhar pois é essa a missão que me foi dada.”

O posto deve ser assumido ainda esta semana, quando Cabrera irá tomar conhecimento da realidade de Canguçu, mas antecipa que terá como foco combater o crime de roubo. “Vamos focar nessa parte que são as mais graves. E nos inteirar das demandas do município”, destaca. Além de Canguçu, os municípios que terão delegado titulares são Porto Alegre, Cachoeirinha, Viamão, Canoas, Itaqui, Júlio de Castilhos, Alegrete, Caxias do Sul e Dom Pedrito, na região da Campanha, onde assume o delegado Luís Alexandre Borba Camargo.

Novas demandas

Enquanto Canguçu ganha um delegado, os prefeitos de Pedro Osório, Ricardo Duarte Alves (MDB) e de Cerrito, José Flávio Vieira (PP) buscam apoio em Porto Alegre para garantir mais efetivo para a delegacia que atende as duas cidades e tem como responsável, o delegado Rafael Lopes, titular da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) em Pelotas.

O prefeito Alves participou de audiência com a assessoria da Secretaria de Segurança do Estado, tratando da redução do efetivo da Delegacia de Polícia. “Nós estamos sem delegado faz muitos meses e tínhamos quatro servidores lotados na delegacia, sendo que um já atingiu a aposentadoria. Então é uma busca constante.” Com o apoio de Vieira, os chefes de Executivo também pleiteiam uma nova viatura, pois a atual é do padrão médio de 2013 e, segundo o prefeito, não atende de forma satisfatória. “Essas são as demandas do interior: duas frentes: uma de efetivo de servidores e outra de veículos”. A soma de habitantes dos dois municípios fica próxima dos 14 mil.

Acompanhe
nossas
redes sociais