UCPel recebe nota máxima do MEC e se destaca pela qualidade de ensino

Reconhecimento

UCPel recebe nota máxima do MEC e se destaca pela qualidade de ensino

Resultado eleva o patamar de reconhecimento da universidade e atrai um novo olhar para a região

Por

Atualizado quinta-feira,
03 de Abril de 2025 às 14:45

UCPel recebe nota máxima do MEC e se destaca pela qualidade de ensino
default

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) conquistou a nota 5, a máxima no processo de recredenciamento institucional realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). O resultado, divulgado nesta quarta-feira (2), reconhece o nível de excelência acadêmica, estrutural e de gestão que a instituição atinge, e a consolida como referência no Ensino Superior do Estado.

Para o reitor da UCPel, José Carlos Pereira Bachettini Júnior, o resultado impacta em todos os sentidos: a extensão, o ensino, a pesquisa e, principalmente, a relação com a comunidade de Pelotas e da região Sul. “É um motivo de muita alegria, pois há muito tempo a universidade vem se preparando para esse momento. Trabalhamos com um projeto pedagógico sólido, um plano estratégico bem definido e um plano de desenvolvimento institucional consistente”, ressalta.

Em 2010, quando houve a última avaliação do MEC, a universidade foi nota 4. Segundo Bachettini, com base em um trabalho coletivo de toda a comunidade acadêmica ao longo dos últimos anos, foi possível desenvolver um planejamento estratégico sólido. Entre os principais focos deste projeto, destacam-se a busca pela sustentabilidade financeira, a infraestrutura de qualidade e um projeto pedagógico inovador, com resultados concretos para a comunidade.

Visita e avaliação do MEC

A visita do MEC, originalmente agendada para ocorrer na pandemia, acabou sendo suspensa devido à paralisação global naquele período. Depois, foi remarcada para maio de 2024, e novamente precisou ser adiada por conta das enchentes no Estado. Finalmente, no final de março deste ano, a visita oficial aconteceu. Durante três dias, o MEC analisou cinco grandes eixos e produziu um relatório final de 50 páginas, abrangendo diversos aspectos da UCPel. Os cinco eixos são:

  • Planejamento e Avaliação Institucional
  • Desenvolvimento Institucional
  • Políticas Acadêmicas
  • Políticas de Gestão
  • Infraestrutura

Orgulho para a comunidade

A estudante de biomedicina da UCPel, Isabela Lima, 22 anos, integra o diretório da liga acadêmica e foi uma das alunas escolhidas para participar do processo de entrevistas na avaliação do MEC. Ela conta que a experiência foi intensa, mas o processo ocorreu de forma tranquila, pois os estudantes tinham evidências concretas da qualidade da universidade. “Pude relatar um pouquinho também sobre minha experiência acadêmica”, diz.

Sobre a nota máxima concedida pelo MEC, Isabela ressalta a importância desse reconhecimento tanto para a universidade quanto para os alunos. “Como estudante, isso dá um gás a mais para nós, um gás positivo de ver que a universidade, em todos os setores, recebeu a nota máxima. […] Os alunos ficam motivados e as pessoas de fora enxergam a universidade com mais credibilidade”, avalia a estudante.

Reduzindo a invisibilidade

Segundo o reitor, a UCPel ainda enfrenta desafios de visibilidade, apesar de seu impacto significativo na região, como a formação de mais de 50 mil egressos e a prestação de mais de 60% dos atendimentos do SUS. Para ele, a busca pela excelência e a recente conquista da nota ajudam a reforçar seu reconhecimento como a primeira universidade do interior do Rio Grande do Sul. “Essa conquista nos enche de emoção e nos mostra que estamos no caminho certo”, manifesta.

Impacto local e regional

A nota máxima do MEC fortalece o prestígio da universidade e atrai atenção nacional. Para o reitor, a ampliação do interesse de estudantes de outras regiões também impulsiona a economia local em setores como moradia, alimentação, transporte e eventos. Além do impacto acadêmico, a conquista contribui para o desenvolvimento econômico de Pelotas e região. “Pelotas ganha muito com uma universidade que recebe nota máxima”, conclui Bachettini.

Acompanhe
nossas
redes sociais