Brigada Militar inaugura nova Sala de Operações

Novo espaço

Brigada Militar inaugura nova Sala de Operações

Local terá monitoramento de câmeras 24 horas e atividades integradas

Por

Brigada Militar inaugura nova Sala de Operações
Espaço recebeu efetivo de policiais militares da reserva para o monitoramento. (Foto: Jô Folha)

O 4º Batalhão de Polícia Militar (4ºBPM) inaugura a nova Sala de Operações onde concentra as chamadas para o 190 e o videomonitoramento 24 horas de algumas áreas da cidade. O espaço mais amplo e arejado comporta tecnologia, equipamentos modernos e integração das atividades. O reforço no efetivo com a chegada dos PMs da reserva vai garantir maior dinâmica nas operações e otimizar o policiamento ostensivo, com melhorias no atendimento à população.

A nova central integra um sistema de videomonitoramento ativo com diversas câmeras estrategicamente instaladas em pontos cruciais da cidade. Um dos operadores, o tenente Paulo Fernando Montiel, explica que a partir da chamada para o 190, a informação é repassa a ele que começa a observar a área. Se tiver alguma câmera de acesso à ocorrência, ele poderá monitorar toda a ação da central em tempo real e enviar as características dos suspeitos à guarnição que está na rua.

“Podendo visualizar nas câmeras, a gente informa a descrição dos prováveis suspeitos e da ocorrência que está ocorrendo no local”, afirma o tenente. A ferramenta permite um acompanhamento da dinâmica urbana, auxilia na prevenção e no combate à criminalidade, também direcionando de forma mais objetiva as equipes. Ela ainda pode ser ampliada a partir de uma parceria entre Brigada Militar e Secretaria Municipal de Segurança.

Evolução

O comandante do batalhão, tenente-coronel Paulo Renato Scherdien, explica que o monitoramento pelas câmeras já ocorria, mas em um ambiente pequeno e com equipamentos antigos. “Agora nós podemos ampliar as imagens, tendo uma precisão maior de acompanhamento. Isso tudo vem para qualificar o nosso trabalho e trazer mais qualidade”, garante. “O acompanhamento de eventos, quando reúne várias pessoas, também é importante, pois amplia o nosso olhar, dentro da sala juntamente com quem está no local. Por exemplo, aqui tem várias na volta do Mercado e avenidas principais”, destaca.

O monitoramento 24 horas será garantido pelos policiais militares que estavam na reserva e que retornaram para atuar durante a enchente de maio e agora estão sendo realocados. Ontem, um grupamento passou por treinamento e os destacados devem começar a atuar na atividade de videomonitoramento, o que vai garantir experiência e qualidade na ação.

Investimento

Os recursos para a nova Sala de Operações vão desde projetos encaminhados para o Poder Judiciário, que resultaram na recuperação do espaço físico, e claro, investimentos da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) no mobiliário e nos equipamentos de monitoramento. “O governo do Estado também está fazendo um processo novo de troca de equipamentos de comunicação e, em breve, teremos um alcance maior, uma dimensão melhor de comunicação entre as salas de operação e as viaturas”, antecipa Scherdien.

A emergência do 190

Uma demanda antiga da população é o acesso ao 190, que muitas vezes não completa a ligação ou está sempre ocupado. O Comando está atualmente com três ramais, o que significa atender três chamados ao mesmo tempo. Um dos problemas enfrentados pela corporação é a instabilidade com a rede que mantém a rede de telefone fixo. “A questão é a manutenção da rede antiga de telefonia fixa. Hoje nós operamos dentro da sala com telefones celulares com aplicativo buscando essas ligações, mas ainda tem muita instabilidade”, admite o comandante. A promessa do Estado é de melhorias.

Uma outra questão que o comandante aborda é a real finalidade do 190 que é atendimento de urgência no comunicado de uma ocorrência policial. Portanto, ligações para pedir informação de localização de um comércio, ou perguntar as horas ocupam as linhas e congestionam o sistema operacional da Brigada Militar.

A BM informa que a pessoa que tiver dificuldade de contato pelo 190 deve ligar para esses números:

Telefones úteis

(53) 3229-2457

(53) 98329-1162

(53) 98428-5545

(53) 98416-5023

Todos são direcionados à Sala de Operações da BM

Acompanhe
nossas
redes sociais