Una, dez anos

Editorial

Una, dez anos

Una, dez anos
Parque Una completou dez anos. (Foto: Jô Folha)

É bem comum ouvir volta e meia que as coisas não dão certo em Pelotas. A fala vem normalmente do mesmo tipo de pessoas: quem está frustrado ou não olha para o lado. Há um movimento claro e objetivo de coisas que não apenas funcionam, como são exemplo para o mundo. Uma delas é o polo criador de startups. Outra são as universidades. Temos empresas, como a Josapar, Zezé, Companytec, Freedom e tantas outras que lideram setores fundamentais para a economia. Todas sediadas aqui. E há o Parque Una.

No fim de semana, o A Hora do Sul iniciou uma série de reportagens em uma parceria com a Idealiza, criadora do bairro planejado. A primeira edição já traz fala de quem usa o espaço em sua essência inicial: lazer, trabalho e habitação. É um exemplo claro de ideia em que o planejamento urbano pode criar qualidade de vida e trazer desenvolvimento para quem dele desfruta. Serve de exemplo para outras empresas e principalmente para o poder público. Ao pensar nos espaços a partir da ideia de harmonia, as coisas fluem bem.

O Una é uma das veias pulsantes de Pelotas, para suas três frentes. Muita gente mora lá, empresas buscam o local para se estabelecer e tornou-se um dos pontos favoritos de lazer para todos os pelotenses. O projeto expandiu-se para outras cidades e coloca uma ideia daqui em evidência nacional. Para quem cita que as coisas não dão certo em Pelotas, é o tipo de situação que faz engolir seco e repensar os argumentos, não é mesmo?

É um projeto de uma década, mas consolidado e que gera desdobramentos na forma como todos enxergamos a cidade. Eleva o nível de exigência com o resto. É um exemplo bastante claro de como fazer. E fazer bem. Hoje o Una desponta como o grande exemplo pelotense de que pensar, planejar e executar com inteligência trazem desenvolvimento e evolução. Engrandecer nossa comunidade com propostas assim é fundamental para criar exemplo, estabelecer padrões e elevar a autoestima geral do pelotense. E, ao que tudo indica, é só o começo!

Acompanhe
nossas
redes sociais