Com 29 atletas à disposição do técnico Gustavo Bastos, começou nesta segunda-feira (31) a pré-temporada da equipe sub-17 do Pelotas. O grupo se prepara de olho na Série A-2 do Campeonato Gaúcho da categoria, a partir de 21 de junho. Na primeira semana de trabalhos, os jovens farão testes físicos na Esef/UFPel.
Na Boca do Lobo, a abertura da preparação contou com a presença de Daniel Carvalho, gestor do projeto das categorias de base. “A cobrança e o planejamento vão ser do nível do profissional. Esses guris já estão com 17 anos, são bastante maduros e a cobrança vai ser como se eles estivessem representando o profissional do clube”, afirma o ex-meia da Seleção.
Prioridade é formar para o profissional
Apesar da recente ida do meia João Bosenbecker, 16 anos, para a categoria sub-17 do Internacional, Daniel Carvalho enfatiza que o principal objetivo do trabalho é formar atletas para o elenco profissional áureo-cerúleo, e não apenas para negociação antes da entrega de rendimento esportivo no Lobo.

Gestor do projeto, Daniel Carvalho conversou com os atletas na abertura da pré-temporada (Foto: Lucas Rhamon – ECP)
“A gente não pensa muito fora do Pelotas, nós pensamos em uma caixinha aqui dentro. Acho que se a gente conseguir lançar jogadores para o profissional do Pelotas, onde o Pelotas possa conseguir ganhar financeiramente no futuro com uma venda de algum jogador, esse é o principal. A gente sabe que a categoria de base é fundamental para o profissional”, avalia o ex-jogador de Internacional, CSKA Moscou e Palmeiras, entre outros.
A retomada e o fortalecimento da base são considerados essenciais por Daniel. Esta é a segunda temporada com o time sub-17 na disputa da segunda divisão estadual. Em 2024, também sob comando de Gustavo Bastos, o Lobo somou dez pontos em oito partidas no grupo B ao longo da primeira fase. O rendimento não permitiu o avanço às semifinais. Os finalistas Cruzeiro de Santiago e Esportivo subiram para a elite.
“Depois de anos o Pelotas está voltando a ter a base, então certo que se algum jogador se destacar pode acabar indo para o Grêmio, Inter, enfim, algum clube de tradição aqui do futebol gaúcho como a dupla Gre-Nal. Legal, mas sem dúvida nenhuma nosso trabalho é para priorizar aqui o profissional do Pelotas”, garante o gestor do projeto.
Em breve, sub-20
Daniel Carvalho estima para meados de maio o início das atividades da categoria sub-20 do Pelotas. Conforme o calendário da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), a Série A-2 do Estadual vai começar em 3 de agosto. Ainda precisam ser definidas questões como a comissão técnica da nova categoria.
Elenco sub-17
- Goleiros: Dudu e Yuri
- Laterais: Guilherme Otávio, Jair Júnior e Matheus Silva
- Zagueiros: Dickson e Stéfano
- Volantes: Arthur Guerreiro, Luca e Soares
- Meia: Gustavo Almeida
- Extremas: Otávio Mattos e Rafinha
- Atacantes: Fernando Síria, João Paulo Carvalho e Vanel
Pré-aprovados em teste, ainda em avaliação
- Goleiros: Pietro, Rogério e Vitor
- Zagueiros: Gustavo Guedes e Lucão
- Volantes: Anthony e Vitor
- Meias: Campelo, Luan e Vinicius
- Extremas: Erick Mello e Renan
- Atacante: Otávio