Canguçu terá novo delegado de Polícia Civil a partir de abril

Segurança

Canguçu terá novo delegado de Polícia Civil a partir de abril

A confirmação é da Asdep, após formatura de 19 novos profissionais

Por

Atualizado segunda-feira,
31 de Março de 2025 às 09:35

Canguçu terá novo delegado de Polícia Civil a partir de abril
Terceiro maior município da região está há um ano sem delegado titular. (Foto: Jô Folha)

A oficialização deve ser nesta segunda-feira, mas a Associação dos Delegados de Polícia Civil do Rio Grande do Sul (Asdep) adiantou que a Delegacia de Canguçu terá um titular. Há mais de um ano sem um profissional destacado para a cidade, a conquista era uma demanda antiga do Executivo e entidade de classes. A ocupação do cargo já estava prevista para abril, a partir da formatura da 51ª Turma do Curso de Formação de Delegados de Polícia Civil do Rio Grande do Sul, ocorrida na sexta-feira. A previsão da ocupação do cargo para abril já havia sido feita em janeiro pela 18ª Delegacia Regional de Polícia Civil.

As vagas que devem ser ocupadas são: Canguçu, Itaqui, Quaraí, Dom Pedrito, Júlio de Castilhos e Caxias do Sul. As demais serão em Porto Alegre e Região Metropolitana. O governador Eduardo Leite (PSDB) oficializou na solenidade a posse dos 19 novos delegados (14 homens e 5 mulheres), ao autorizar o início das atividades, que será publicado no Diário Oficial do Estado.

Déficit

A chegada de um novo delegado, no entanto, não vai suprir o déficit de profissionais na Zona Sul. Das 23 cidades, seis contam com delegados fixos, sendo que Pelotas (13) e Rio Grande (10) concentram a maioria, conforme apontou levantamento feito por A Hora do Sul na última semana. Os demais estão lotados em Jaguarão, Piratini, Santa Vitória do Palmar, São Lourenço do Sul e, agora, Canguçu. Além da falta de delegados, a região Sul também possui um déficit total de agentes. Ao todo, os 23 municípios possuem 352 profissionais, concentrados majoritariamente em Pelotas (153) e Rio Grande (112).

Segundo a associação, dados da Polícia Civil mostram que em 2015 havia 524 delegados. Em 2019, o número caiu para 435, o menor em uma década. O último levantamento, de março, contabiliza 498 delegados na ativa. Com os novos 19, o efetivo chegará a 517. Para o presidente da Asdep, Guilherme Wondracek, embora a recuperação seja lenta, é preciso reforçar o quadro, ainda longe do ideal.

Formação

O curso, iniciado em 18 de outubro de 2024, totalizou 855 horas-aula, com disciplinas como Investigação Criminal, Direito Penal, Criminologia, Inteligência Policial, Direitos Humanos e técnicas operacionais, incluindo estágios práticos. A formação preparou os delegados para atuarem em desafios complexos, desde a gestão policial até o combate a crimes especializados.

Os 19 formandos serão alocados estrategicamente em Porto Alegre, na Região Metropolitana e em municípios do interior, reforçando o quadro que atualmente conta com 498 delegados em exercício, número que subirá para 517 com a nova turma. A medida é parte do Eixo 3 do RS Seguro, que prevê a reposição programada de efetivos e investimentos em equipamentos.

Recentemente foi autorizado a abertura de um novo concurso para a carreira de delegado, com 30 vagas previstas, além de outras 720 vagas para escrivão e inspetor. Também foram autorizados novos concursos para o Corpo de Bombeiros Militar, a Brigada Militar e o Instituto-Geral de Perícias, totalizando mais de 2,7 mil novas vagas.

Acompanhe
nossas
redes sociais