Pelotas cria 472 postos de trabalho em fevereiro
Edição 18 de fevereiro de 2025 Edição impressa

Segunda-Feira31 de Março de 2025

Carteira assinada

Pelotas cria 472 postos de trabalho em fevereiro

Município foi responsável por mais da metade do saldo na região

Por

Atualizado sábado,
29 de Março de 2025 às 11:53

Pelotas cria 472 postos de trabalho em fevereiro
Setores de serviços e indústria foram os principais impulsionadores do mercado de trabalho formal no mês. (Foto: Divulgação)

Pelotas abriu 472 vagas formais de trabalho em fevereiro, segundo dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O município foi responsável por mais da metade do saldo Na região Sul, que teve alta de 921 empregos. O índice compara o número de contratações e demissões de carteira assinada.

Após dois meses de baixa, por conta do término de algumas safras, o município volta a apresentar um acréscimo significativo no número de empregos formais. Em comparação ao mesmo período de 2024, quando criou 190 empregos formais, Pelotas teve um crescimento de 148%.

De acordo com Cláudia Lemos, diretora de Economia da Associação Comercial de Pelotas (ACP), o índice reforça a diversidade econômica do município. “Pelotas possui uma economia bem diversificada, menos dependente de setores específicos, reforçando a imagem de Pelotas como um polo econômico regional sólido, com mais estabilidade e crescimento”, argumenta.

Impulsionado pelo serviço e pela indústria, com 256 e 155 novas vagas, respectivamente, Pelotas se destacou à nível estadual, sendo o 12º município com o melhor saldo de fevereiro. Cláudia comenta que o desempenho do primeiro “pode estar relacionado à sua flexibilidade de repassar aumentos de custos operacionais para os preços finais”.

A única baixa pelotense aconteceu no setor da construção, com uma leve queda de 23 empregos, considerada natural.

Crescimento em Rio Grande

Com 164 novos postos de trabalho, Rio Grande se manteve em alta. Apesar da queda de 102 empregos no comércio, os setores de serviços e indústria foram os grandes responsáveis pelo saldo positivo.

Saldo da região

Ao todo, a região Sul registrou o crescimento de 951 postos de trabalho, um acréscimo de 133% na comparação com janeiro, quando foram criados 407 empregos formais. Além de Pelotas e Rio Grande, Santa Vitória do Palmar registrou um índice significativo, com 143 empregos formais criados.

Ao todo, 13 municípios da Metade Sul tiveram saldo positivo, enquanto sete tiveram mais demissões que contratações. Além deles, Pedras Altas e Turuçu encerraram o mês com equilíbrio nos índices.

Estado e país

O Rio Grande do Sul foi o quinto Estado com mais empregos formais criados em fevereiro. Ao todo, foram 30.693 novos postos de trabalho. Os dados indicam um crescimento de 21% em relação ao mesmo período de 2024, quando o RS apresentou 25.318 novas contratações.

Impulsionado pelos serviços, com 254 mil postos criados, o Brasil encerrou o mês de fevereiro com 432 mil novas vagas formais de trabalho, o maior resultado desde o início da série histórica do Caged, iniciada em 2020. O saldo é resultado de 2,58 milhões de contratações e 2,14 milhões de demissões. O salário médio de admissão foi de R$ 2.205,25.

Acompanhe
nossas
redes sociais