Pelotas sedia o Campeonato Gaúcho de Wakeboard
Edição 18 de fevereiro de 2025 Edição impressa

Segunda-Feira31 de Março de 2025

Esporte radical

Pelotas sedia o Campeonato Gaúcho de Wakeboard

Competição receberá, neste sábado, os principais nomes da modalidade do Rio Grande do Sul

Por

Pelotas sedia o Campeonato Gaúcho de Wakeboard
Etapa será disputada no arroio Pelotas no Clube Caça & Pesca (Fotos: Jô Folha)

O Clube de Caça & Pesca será o palco neste sábado (29) da primeira etapa do Campeonato Gaúcho de Wakeboard. A competição está sendo organizada pela escola pelotense da modalidade Wakebrothers.

São aguardadas a participação de 40 atletas, entre os principais destaques do esporte gaúcho como alguns dos pioneiros do wakeboard no Rio Grande do Sul: Luiz Juliano, Carlos Eduardo Juliano de Porto Alegre, e Augusto Levacov e Rodrigo Paixão de Pelotas.

O Campeonato Gaúcho será dividido entre as categorias mirim (até 15 anos), feminino iniciante, feminino, masculino iniciante, intermediário e open.
As eliminatórias acontecerão pela manhã e de tarde as finais. O Clube de Caça & Pesca estará aberto para quem quiser acompanhar o Campeonato Gaúcho e conhecer melhor o esporte, mas para ter acesso liberado será necessário adquirir o ingresso gratuito no site sympla.com.br. O clube está localizado na Avenida Adolfo Fetter nº 400.

A segunda e última etapa do Campeonato Gaúcho também será em Pelotas, porém será organizado pela Confederação Brasileira de Esqui Aquático e Wakeboard (CBEAW) no dia 5 de dezembro. Os atletas terão as pontuações somadas nas duas etapas para definir quem será o Campeão Gaúcho de 2025.

Forma de disputa

Cada atleta terá duas tentativas. Serão colocadas duas boias na raia. A primeira mostrando onde inicia a contagem de pontos e a segunda onde termina. Dentro do percurso o competidor pode tentar infinitas manobras. Dois juízes vão acompanhando a apresentação de dentro da lancha.

Na categoria mirim todos inscritos avançam para as finais como forma de incentivar os jovens. Nas outras categorias classificam os seis melhores.

Referência no wakeboard

O pelotense Octavio de Moraes, conhecido como Alemão, é um dos proprietários da Escola Wakebrothers. Além de competir em todo o Brasil ele dá aula de wakeboard no Caça & Pesca. Neste sábado ele será o piloto da lancha que carregará os atletas durante as apresentações.

Alemão foi vice-campeão brasileiro em 2001 e 2004. Ele também foi campeão gaúcho em várias oportunidades, entre outras conquistas.

Sócia do projeto, Daniela Klaus destaca que Pelotas tem o privilégio de ter como praticar o wakeboard com um professor que é referência no esporte e conhecido nacionalmente, além da estrutura estar próxima da área central da cidade, algo raro em outros locais.

“Convidar as pessoas que são de Pelotas a valorizar o que a gente tem em casa, que é uma cidade com esporte aquático a cinco, dez minutos do centro, com uma qualidade muito grande em relação a professor e principalmente as qualidades naturais da cidade. A raia que a gente anda no rio [arroio Pelotas] tem praticamente condições perfeitas, raramente tem muito vento e marola e isso é muito raro”, ressalta Daniela.

“Gosto do desafio”

Um dos inscritos para o Campeonato Gaúcho é o jovem Filipi Campos, de 11 anos. Apesar da pouca idade, Filipi já disputou algumas competições de wakeboard e espera sábado vencer na sua categoria.

O jovem afirma que quando andou pela primeira vez adorou o esporte e desde então segue praticando nas aulas e procura sempre assistir vídeos das manobras na internet. “Eu gostei, fui treinando. Para mim é tipo uma brincadeira, tu vai para um lado e para o outro. Gosto dos desafios e de competir”, disse o wakeboarder.

O wakeboard é recomendado para crianças a partir dos cinco anos.

O que é wakeboard

Alemão define o wakeboard como uma “mistura de skate, snowboard e surfe”. O wakeboarder utiliza uma bota presa em uma prancha específica do esporte. Depois é puxado por uma lancha e durante o percurso tenta realizar manobras radicais. A velocidade do barco vai formando ondas, que o praticante utiliza para tentar aplicar as técnicas.

O esporte foi criado no fim dos anos 70 nos Estados Unidos pela falta de onda na Califórnia. Os surfistas começaram a puxar a prancha com jetski. Depois com o uso de pranchas pequenas, mais duras, começaram a fazer manobras.

No Brasil, o wakeboard chegou durante a década de 90. O gaúcho Luciano Fleck morou nos Estados Unidos e quando voltou ao país ensinou três amigos, sendo dois deles de Pelotas: Augusto Levacov e Rodrigo Paixão. Desde então, o esporte foi se desenvolvendo até criarem uma Confederação e agenda de competições.

A dupla trouxe o wakeboard para Pelotas em 1997 e ensinaram uma turma que praticava esqui aquático. Desde então os treinos começaram e seguem até hoje.

Programação do evento

8h | Briefing com atletas

9h | Baterias eliminatórias

12h a 14h | Almoço

14h | Início das baterias finais

18h | Fim das atividades aquáticas

19h | Início das premiações

20h30min | Confraternização

Acompanhe
nossas
redes sociais