A Catedral Metropolitana de Pelotas e a Basílica italiana de São Francisco de Paula formalizam, nesta terça-feira (25), uma geminação espiritual inédita, estreitando laços religiosos e culturais em torno da devoção a São Francisco de Paula. O evento acontece nesta quinta-feira (27) e contará com a presença de autoridades eclesiásticas italianas, além da posse dos primeiros Arautos do santo na cidade.
Uma geminação espiritual nada mais é que a união entre duas comunidades. Dessa forma, as igrejas podem realizar celebrações conjuntas, peculiaridades devocionais, peregrinações e o compartilhamento de ritos religiosos. Esta união simbólica é apoiada pela Fundação de São Francisco de Paula no Mundo, representada por Assunta Orlando, que também estará presente na cerimônia.
Assunta relata que tentou contato com a Igreja de Pelotas por 15 anos e somente no ano passado conseguiu realizar as tratativas para que nos próximos dias seja concretizada essa parceria. A devota afirma que sonhou com esta data e ficou ainda mais feliz quando percebeu que seria no dia do nascimento do santo.
A cerimônia contará com a assinatura de um documento oficial que estabelece a conexão entre as duas comunidades religiosas. “Se estabelece uma conexão para a vida toda”, explicou o padre Wilson Fernandes, pároco da Catedral Metropolitana. Já estão na cidade para o evento os Padres Francesco e Gaetano da Basílica de São Francisco de Paula, localizada em Paola, na região da Calábria.
Homenagem ao padroeiro
Outro fato importante que torna essa união ainda mais significativa é que a Catedral de Pelotas é a única no mundo dedicada ao santo. Uma catedral é a sede da diocese ou da arquidiocese, que é um conjunto de paróquias administrado por um bispo. No mundo existem 2.795 em homenagem a diversos santos, mas nomeada São Francisco de Paula, só em Pelotas.
Ligação com devotos do mundo
Também nesta quinta, dois membros da comunidade de Pelotas serão oficialmente instituídos como Arautos de São Francisco de Paula. Assim, eles farão parte da Fundação de São Francisco de Paula e serão o elo que liga os pelotenses aos devotos de todo mundo.
Cápsula do tempo
Como parte da celebração, uma cápsula do tempo será enterrada onde foram encontrados os resquícios da fundação da primeira igreja. Na semana passada, representantes dos governos municipal e estadual deixaram suas marcas para a cápsula. Durante a celebração a arquidiocese de Pelotas coloca a sua, que será uma representação deste momento de união com a cidade de Paola. “Essa cápsula não tem um tempo definido para ser aberta. Será descoberta por futuras gerações quando houver uma nova restauração”, explicou o padre.
A geminação espiritual entre Pelotas e Paola reforça a devoção global a São Francisco de Paula e marca um novo capítulo na história religiosa da cidade. A celebração será transmitida ao vivo pelas redes sociais das duas paróquias.