DNIT publica edital para contratação do projeto da ponte entre Rio Grande e São José do Norte

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DNIT publica edital para contratação do projeto da ponte entre Rio Grande e São José do Norte

Licitação no valor de pouco mais de R$10 milhões está em busca de empresa que elabore as propostas de engenharia para a implantação da ponte e dos acessos

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Atualizado sábado,
22 de Março de 2025 às 18:20

DNIT publica edital para contratação do projeto da ponte entre Rio Grande e São José do Norte
Estudo de viabilidade foi iniciado em 2014 indicou a construção de uma ponte (Prefeitura de São José do Norte)

Um sonho antigo de comunidades de dois municípios da Zona Sul do Estado ganha um novo passo para a sua possível realização. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) publicou na sexta-feira (21) o edital 0090/2025, com o objetivo de contratação de empresa especializada para Elaboração de Projetos Básicos e Executivos de Engenharia visando a execução de obras de implantação de ponte e acessos entre São José do Norte e Rio Grande.

A licitação do DNIT tem valor total de R$10.332.447,33 e é voltada para livre concorrência, porém não permite a participação de consórcios. A data limite para esclarecimentos é 9 de maio e a proposta deve ser apresentada até o dia 14 do mesmo mês.

O projeto executivo da ponte entre São José do Norte e Rio Grande do Sul está incluído na terceira fase do Plano de Aceleração de Crescimento. O novo PAC contempla a realização de projetos que visam modernizar a malha viária do Rio Grande do Sul. O governo federal prometeu investir R$1,3 trilhão até 2026 no Estado. 

A notícia foi divulgada pelo deputado federal, Alexandre Lindenmeyer (PT), de Rio Grande. Com a aprovação pelo Congresso Nacional do projeto do Orçamento de 2025 (PLN 26/24), que dedica R$60 bilhões para o PAC, e a publicação do edital concretiza-se compromisso firmado pelo presidente, Lula (PT), destacou Lindenmeyer, em sua rede social.

“O primeiro grande momento histórico nessa caminhada de mais de 60 anos que se fala numa possibilidade de ligação à seco entre Rio Grande e São José do Norte foi a assinatura, por ocasião do início da obra da segunda ponte do Guaíba, pela presidenta Dilma, foi a liberação para a licitação do EVTEA (Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental). Foi importantíssimo. Ali validou, inclusive apresentando quatro sugestões de projetos, todos sinalizando como ponte”, fala o deputado Lindenmeyer.

O edital deveria ter sido lançado no final do ano passado, porém precisou passar pelo setor jurídico do DNIT. Quando ficou pronto não havia orçamento. O que só foi confirmado na quinta-feira, pela Câmara Federal. “Para nós é extremamente importante e eu diria que para a Região Sul, para o Estado também. Uma vez elaborado o projeto, que é um valor considerável, são aproximadamente 3,7 quilômetros de ponte, além da ponte temos todas as alças de acesso. Então não é pouca coisa. Mas é um ganho extraordinário”, diz.

A torcida do deputado é agora com relação à qualidade da empresa vencedora da licitação, para que entregue um excelente projeto . “Este é um grande projeto. Depois a gente vai a luta pela sequência, que é a execução”, comenta Lindenmeyer.

Estudo de viabilidade

Em 2014, o governo federal, na época sob a presidência de Dilma Rousseff (PT), o DNIT liberou recurso para a conclusão do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA). A Ecoplan Engenharia foi a vencedora da licitação. Porém, depois de muitos entraves, o estudo foi finalizado em abril de 2023. 

Na época, a Ecoplan previu a construção de uma ponte-viaduto, com abertura do tipo canivete no Canal de São José do Norte. A ponte, com 3,8km de extensão em linha reta, seria implantada entre o Clube de Regatas Rio Grande, na avenida Honório Bicalho, e o Arroio do Laracha, em São José do Norte, fora do perímetro urbano. Na época se descartou a construção de um túnel entre as duas cidades, pois a obra se tornaria aproximadamente 4 vezes mais cara do que o projeto da ponte.

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