No dia 27 de março, a Catedral São Francisco de Paula e o Santuário de São Francisco de Paula, localizado em Paula, Itália, irão realizar a geminação espiritual entre ambas comunidades. A celebração marcada pela devoção ao santo, conhecido como eremita da caridade, será estabelecida na igreja pelotense com a presença da delegação italiana. O compromisso estabelece uma ligação eterna entre as congregações.
A união simbólica é apoiada pela Fundação de São Francisco de Paula no Mundo, com sede em Toronto, Canadá. Com o propósito de fortalecer a comunhão e promover um intercâmbio entre os fieis de vários países, a geminação inclui celebrações conjuntas, peculiaridades devocionais, peregrinações e o compartilhamento de ritos religiosos.
Durante o processo de pesquisas para a geminação foi descoberto que a Catedral de Pelotas é a única no mundo a levar o nome de São Francisco de Paula. “Sendo Igreja Matriz e sede da Arquidiocese de Pelotas, é a única no mundo a receber o nome de nosso Santo da Calábria e isso a tornou ainda mais interessante”, diz a publicação italiana sobre a união.
“Assim como existem as cidades irmãs, assim vai ser Pelotas com Paula na Itália, sobretudo com o Santuário de São Francisco de Paula”, diz o pároco da Catedral, Wilson Fernandes. Na delegação italiana, composta por cerca de 11 pessoas, estará o reitor da Basílica, padre Francesco Trebisonda, representantes da ordem de São Francisco de Paula e da Fundação Internacional.
A celebração
A geminação será celebrada com um documento oficial assinado pelos representantes de ambas igrejas. “Se estabelece uma conexão para a vida toda”, diz o padre Wilson. Além disso, dois membros da paróquia de Pelotas entrarão para a associação internacional de devotos do santo.
De acordo com o pároco da Catedral, a união também reforça os laços culturais entre italianos e brasileiros, especialmente no ano em que se comemora os 150 anos da imigração italiana. “É um momento de muita alegria e de muita responsabilidade porque vamos celebrar a fé, a história, a identidade de um povo, de uma cultura e vamos fazer memória”.
A solenidade de geminação espiritual está marcada para o dia 27, às 19h, na Catedral São Francisco de Paula, e é aberta ao público. “Convidamos a todos para esse momento histórico. A nossa Catedral será conhecida no mundo inteiro porque foi uma descoberta muito bonita que nós achamos, que é a única Catedral no mundo dedicada a São Francisco de Paula”.