Cordão carnavalesco realiza baile no espaço cultural da Sete

Folia

Cordão carnavalesco realiza baile no espaço cultural da Sete

Evento é promovido pelo grupo Os Amigos da Mesa Sete começou há oito anos por iniciativa do maestro Gilberto Gomes

Por

Atualizado sexta-feira,
28 de Fevereiro de 2025 às 16:16

Cordão carnavalesco realiza baile no espaço cultural da Sete
Velha Guarda do samba pelotense na diretoria do grupo. (Foto: Divulgação)

O Cordão Carnavalesco do Ponto Chic realiza o terceiro baile cultural a céu aberto, no Espaço Cultural Municipal Gilberto Gomes, o “Banha”. O evento, ao som da banda Dos Amigos da Mesa Sete, ocorrerá neste sábado (1º), com concentração às 13h e início às 15h30min até as 19h, na rua Sete de Setembro, 309. A festa integra a programação da Liga dos Cordões e Blocos Carnavalescos de Pelotas, com o apoio da prefeitura de Pelotas.

O repertório da banda é formado por marchinhas tradicionais, sambas enredos e composições do axé music dos anos 90 e outros clássicos da MPB em ritmo de samba. A banda contará com o apoio de uma bateria formada por integrantes de escolas de samba do município.

“É um baile de Carnaval mesmo, mas na rua”, conta o cantor e compositor Márcio Jaguarão, um dos integrantes do Os Amigos da Mesa Sete. O grupo é que faz a movimentação cultural desse espaço, ao menos uma vez por mês.

Em parceria com os proprietários do Café Ponto Chic, o Cordão Carnavalesco surgiu em 2017 por iniciativa de Gilberto Gomes, referência no samba e no Carnaval pelotense, que morreu em 8 de fevereiro de 2020. No início o grupo fazia um desfile pelo calçadão da Andrade Neves, mas no pós pandemia a proposta foi alterada para um baile carnavalesco.

Um ano depois do Cordão, Jaguarão criou Os Amigos da Mesa Sete. Na diretoria do grupo estão o próprio cantor, Solon Silva, Ladislau Cavalheiro, João Vicente, João Albio, conhecido por João dos Ferros, J.J. Soares e Roberto Costa.

Aberto a todos

Durante o ano a banda se apresenta ao menos uma vez por mês no espaço, mas em forma de roda de samba. Os eventos são abertos para quem quiser se juntar ao grupo. “Aqui é um movimento e popular. As pessoas que sabem cantar e tocar vêm aqui dar o seu show. Nesse espaço cultural todo mundo é artista”, diz Jaguarão, que coordena essas atividades.

Recentemente o movimento das mulheres no samba, de Pelotas, começou a participar do evento. Grupos como o Batucantada, As Benditas e o Xica da Silva fizeram apresentações por lá. “A mulherada está dando show aqui no Ponto Chic.”

Emenda

Em março de 2023 foi sancionada a criação do Espaço Cultural Municipal Gilberto Gomes, “o Banha” no calçadão da rua Sete de Setembro em frente ao Café Ponto Chic, uma emenda impositiva do vereador Paulo Coitinho (Cidadania). A iniciativa garantiu a permanência da roda de samba dos Amigos da Mesa Sete, explica Jaguarão.

Acompanhe
nossas
redes sociais