A bem-sucedida parceria entre Clube Caixeiral e Xana Gallo traz de volta o baile À moda antiga, neste ano com duas edições. A festa pré-folia ocorrerá neste sábado (1º), com início às 20h. No dia 15 ocorrerá o segundo encontro, nos mesmos local e horário. A proposta é realizar um evento para toda a família, das crianças aos adultos. Os ingressos, no segundo lote a R$45,00, estão à venda, das 13h30min às 17h, na secretaria do Clube, pela chave pix 21971919058 ou via Sympla.
Cantora e compositora Xana Gallo faz esse movimento em torno da memória do Carnaval pelotense há mais de dez anos. O primeiro baile à moda antiga que ela realizou foi no extinto Liberdade, em 2012.
Com o fechamento do bar, o presidente do Caixeiral, Victor Hugo Siqueira, abriu as portas do Clube para que Xana começasse a realizar o seu baile, por lá. “A diretoria acolheu muito bem o baile e os sócios também e aos poucos foi crescendo”, relembra.
Mas foi em 2015 que o evento mostrou que tinha conquistado fãs. “Teve uma boa adesão do público, especialmente dos mais idosos, que não tinham onde ir. Isto se tornou o diferencial do baile”, explica a cantora.
As edições seguintes foram realizadas na sequência até 2019, a retomada ocorreu em 2022. No ano passado, com os ingressos do baile se esgotando em poucos dias, veio a vontade de fazer uma outra edição. O que aconteceu e foi um sucesso também. Por isso, neste ano os dois eventos foram confirmados no início de janeiro.
“As pessoas estão chamando os amigos e indo de grupos, estão combinando as fantasias, para o primeiro e o segundo baile”, fala a artista. Para Xana, esse sucesso acontece porque é difícil encontrar bailes para toda família. “Vão idosos, crianças e pessoas de cadeira de rodas”, conta.
Repertório de marchinhas
No repertório da folia estão marchinhas antigas, dos anos 20, 30, 40, 50, 60 e 70, são composições que ficaram imortalizadas, por exemplo, nas vozes de nomes como Carmen Miranda, Dalva de Oliveira e Emilinha Barbosa, ícones femininos da MPB. A cantora também vai interpretar sambas-enredo conhecidos, a exemplo de: Peguei um Ita no Norte, do Salgueiro, e De bar em bar, Didi um poeta, da União da Ilha do Governador.
A cantora estará acompanhada por uma banda grande, como um tributo aos bailes de outros tempos. A festa começa às 20h, em ponto, segundo a intérprete, e termina à meia-noite, quando as portas do Clube, que levam à Marechal Floriano se abrem e o grupo sairá em marcha, animado ainda pela música, até a praça Coronel Pedro Osório, onde os foliões contornam o chafariz, outra prática dos carnavais do Caixeiral, resgatada por Xana Gallo.
“Vamos cantando as marchinhas com a banda junto, nos dois bailes. Isso só é possível nos bailes do Caixeiral”, diz. A cantora ainda celebra o apoio do presidente da entidade, que é um entusiasta desses bailes e foi quem lembrou que desde os anos 70 não se reproduzia essa volta no “redondo da praça”. A tradição foi retomada no ano passado.
Amigos do Carnaval
Sensibilizada com o expressivo número de pessoas, especialmente mulheres e pessoas idosas, que comentavam com ela que gostariam de ir ao baile, mas não tinham companhia, Xana Gallo criou o grupo Amigos do Carnaval no Whatsapp, para reunir quem não quer chegar sozinho na festa. A proposta é que os participantes do grupo se encontrem às 19h, uma hora antes do início dos bailes, no Café Aquários. “Essas pessoas que vêm de regiões diferentes da cidade se encontram para se conhecerem e quem sabe, fazer amizade”, comenta. Para obter mais informações basta chamar a cantora pelo direct do Instagram, pelo perfil @xanagallo.
Serviço
- O quê: pré-Carnaval com Xana Gallo e banda
- Quando: sábado (1º), às 20h
- Onde: Clube Caixeiral, praça Coronel Pedro Osório, 106
- Ingressos: site Sympla, na secretaria do Clube ou pelo pix 21971919058