O vereador Cristiano Silva (UB) apresentou um projeto de lei determinando a criação de pontos de recarga para veículos elétricos e híbridos em estacionamentos e espaços públicos de Pelotas. O projeto, apresentado este mês, está tramitando na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que avalia a legalidade do projeto.
A proposta, que está sendo analisada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), estabelece que bairros planejados e estacionamentos privados de uso coletivo deverão disponibilizar estações de recarga rápida em 1% das vagas ou de recarga lenta em 3% das vagas.
Nos estacionamentos públicos, o município deverá disponibilizar 5% das vagas para recarga rápida e 5% de recarga lenta em pontos turísticos. Para “abastecer” os veículos, o valor cobrado poderá ser até o dobro do valor do quilowatt-hora.
Cristiano Silva explica que a ideia surgiu a partir da demanda de motoristas de aplicativo, que contam com poucos pontos para recarga em Pelotas. “Também pensando nas pessoas que vêm de fora da cidade, para que possam recarregar. Temos que pensar a cidade para o futuro”, afirma.
Segundo o vereador, os pontos de recarga devem ser determinados pela prefeitura e concedidos à iniciativa privada. “Tem que ser uma concessão regulamentada. Não como acontece com alguns pontos, que segundo os motoristas o valor é muito elevado”, explica.