Usuários da UBS do Barro Duro reclamam da lotação e más condições
Edição 18 de fevereiro de 2025 Edição impressa

Quarta-Feira26 de Fevereiro de 2025

Saúde

Usuários da UBS do Barro Duro reclamam da lotação e más condições

Prédio recebe, há duas semanas, a comunidade assistida pelo posto do Laranjal, que está em reforma

Por

Atualizado quarta-feira,
26 de Fevereiro de 2025 às 16:28

Usuários da UBS do Barro Duro reclamam da lotação e más condições
Local tem apresentado filas e conta com problemas estruturais, que se intensificam com o forte calor. (Foto: Cíntia Piegas)

Moradores do Laranjal que buscam atendimento médico na Unidade Básica de Saúde do balneário dos Prazeres precisam enfrentar o calor de mais de 30ºC, filas e horas de espera para serem atendidos. Além da demanda normal da comunidade do Barro Duro, o prédio recebe há uma semana os pacientes da UBSs dos balneários Santo Antônio e Valverde, em reforma. Na quinta-feira (27), usuários da praia poderão buscar atendimento em uma base no balneário Novo Valverde.

A medida pode ajudar a amenizar apenas a demanda no posto da Barro Duro, mas a estrutura, não. Em plena semana da terceira onda de calor deste verão, dos três ventiladores instalados na sala de espera, apenas um funciona. Já o banheiro está sem condições de uso, sem água e sujo. “Acho melhor não entrar. Não tem como usar”, alertou uma paciente que aguardava por atendimento ao achar que a reportagem utilizaria o banheiro. Com a sala de espera cheia, pacientes precisaram ficar na entrada, dividindo espaço na pequena sombra da marquise.

Dinâmica e reclamações

Como os servidores que prestam atendimento no Laranjal foram transferidos para o Barro Duro, o espaço é dividido por território e a placa indica ao paciente em qual fila deve entrar. Pela manhã, nove pessoas do Laranjal buscaram atendimento de saúde no posto. Por volta das 9h de terça-feira (25), só da comunidade do Barro Duro eram 15 pessoas no aguardo.

“Está ruim. Demora mais o atendimento. Acho que tira a nossa prioridade, pois não sei se veio médico de lá. Tem que colocar mais médicos”, diz a dona de casa Luciana Alves dos Santos, 45, moradora do balneário. Para a doméstica Vitória Eduarda Machado, 24, que mora no Laranjal, ficou muito distante ir até o Barro Duro. “Eu tive que pedir licença do meu serviço, pois sou gestante e faço pré-natal. Com o posto cheio, vai demorar mais ainda. Aqui não tem ventilador e não dá para usar o banheiro. Está bem complicado”.

Dulcinéia da Cunha Vergara, 58, atualmente trabalha como cuidadora de idosos e tem uma filha com epilepsia que precisa de medicação controlada todo o mês. O pedido, conforme Dulcinéia, só pode ser feito às segundas e terças para retirada na sexta. “Quem trabalha fica difícil. O patrão não vai te soltar para você ir lá no Barro Duro solicitar uma receita. Aqui [Laranjal] você corre, pois está no mesmo bairro”, comenta. O horário do serviço é o mesmo da UBS, tornando inviável sua ida até o balneário. “Muitos pais que eu conheço aqui estão com essa mesma dificuldade”, comenta. A alternativa será encaminhar o pedido amanhã, na base montada no Novo Valverde.

Medidas

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a equipe do Laranjal foi deslocada para a UBS Barro Duro durante as obras na unidade do Laranjal. O serviço teve início há uma semana e seria um curto período, mas surgiram alguns imprevistos de logística que vão estender o prazo de conclusão.

Quanto às receitas, a SMS informa que estas podem ser solicitadas na UBS Barro Duro nas segundas, terças para retirada na sexta-feira. Além disso, os agentes comunitários de saúde (ACS) organizam a logística em relação aos medicamentos de uso controlado para facilitar ao usuário.

Base

Enquanto a UBS do Laranjal passa por melhorias, a prefeitura anunciou que uma vez por semana haverá atendimento de saúde em um local provisório, na rua Encantado, 1.981, das 9h às 15h. O local fica na Comunidade Evangélica Cristo Restaura, entre as ruas 29 e Paulo de Souza Lobo, no Novo Valverde. Serão prestados atendimento médico, de enfermagem, de vacinação, pedido e retirada de receitas e cadastro pelos ACS.

Acompanhe
nossas
redes sociais