Sebrae lança projeto para impulsionar turismo da Zona Sul
Edição 18 de fevereiro de 2025 Edição impressa

Quarta-Feira26 de Fevereiro de 2025

Desenvolvimento

Sebrae lança projeto para impulsionar turismo da Zona Sul

Iniciativa vai investir R$ 1,25 milhão na Costa Doce Gaúcha para consolidar região como destino de natureza, gastronomia e atividades náuticas

Por

Atualizado terça-feira,
25 de Fevereiro de 2025 às 18:39

Sebrae lança projeto para impulsionar turismo da Zona Sul
Apresentação da proposta foi feita nesta terça-feira (25), na Azonasul, como parte da Câmara do Turismo. (Foto: João Pedro Goulart)

Uma das principais estratégias do desenvolvimento para a Zona Sul do Estado, o turismo receberá um forte investimento do Sebrae/RS em 2025. Através de uma série de ações voltadas ao fortalecimento do setor na região, a entidade pretende implementar o programa Avança Turismo na Costa Doce Gaúcha. No total, será investido R$ 1,25 milhão em ações de desenvolvimento turístico.

O anúncio dos projetos aconteceu nesta terça-feira, na sede da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), em Pelotas. A apresentação contou com a presença da presidente Paula Mascarenhas (PSDB), do secretário executivo Henrique Feijó, da gestora de projetos do Sebrae/RS, Jussara Argoud, e do gerente regional do Sebrae, Ciro Vives.

Enfatizando o interesse da Azonasul em relação ao progresso do turismo, Paula destaca que a associação tem reconhecido o tema como crucial para os municípios. Ela recorda que a associação lançou a ideia do Arranjo Produtivo Local (APL) do turismo, e consolidou a ideia de um desenvolvimento integrado e sustentável da região. Além disso, cita a complementaridade dos segmentos turísticos que compõem a Zona Sul como um fator a ser cada vez mais explorado.

Vives, por sua vez, reforça os focos estratégicos do Sebrae para 2025 e 2026: pecuária, turismo e economia do mar. A escolha de setores é uma alternativa encontrada para direcionar os investimentos públicos e privados de maneira mais eficiente. Sobre o Avança Turismo, ele explica a intenção de canalizar esforços para todas as esferas que convergem no turismo, com objetivo de reforçar a identidade da região como Costa Doce e o posicionamento turístico da região.

Segundo Jussara, atualmente a Zona Sul tem o reconhecimento como região turística no Mapa do Turismo Brasileiro. Para ela, este é o momento de fazer mudanças e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos. Na Serra dos Tapes, por exemplo, são sete roteiros com mais de 200 empreendedores envolvidos no turismo. Com o propósito de impulsionar o crescimento desse cenário foi criado o programa de fomento ao setor.

Câmara Técnica de Sustentabilidade e Turismo

Em breve, será realizada uma reunião com os prefeitos da região para apresentar o posicionamento estratégico da Costa Doce. Com a presença dos secretários de turismo, o encontro servirá para alinhar ações do Mapa de Regionalização e promover um programa de sensibilização da comunidade sobre a pauta. Além disso, os municípios serão orientados a produzir vídeos e banco de imagens, e implementar os temas de desenvolvimento sustentável e ambiental através de palestras.

Acompanhe
nossas
redes sociais