Carnaval de Jaguarão e Arroio Grande terão jurados de Pelotas
Edição 18 de fevereiro de 2025 Edição impressa

Quarta-Feira26 de Fevereiro de 2025

Iniciativa

Carnaval de Jaguarão e Arroio Grande terão jurados de Pelotas

Corpo de julgadores formado pela Cia de Dança Afro Daniel Amaro passou por qualificação

Por

Carnaval de Jaguarão e Arroio Grande terão jurados de Pelotas
Aspirantes à função participaram das oficinas (Divulgação)

Junto com a data nacional, os Carnavais de Jaguarão e Arroio Grande terão comissão julgadora formada pela Cia de Dança Afro Daniel Amaro. São 33 julgadores selecionados pela companhia e qualificados em oficinas, que ocorreram entre janeiro e fevereiro. 

“Este ano precisamos renovar o nosso grupo de jurados, em função de Arroio Grande, que nos exigiu nomes novos, pessoas que nunca tivessem julgado lá”, conta Fabiana Amaro, coordenadora do projeto. Participam da seleção e qualificação, atores, cantores, professores e coreógrafos, entre outros profissionais. 

Fabiana conta que a escolha do grupo leva em conta a experiência do candidato com a festa popular. “Eles não são inexperientes, mas a gente dá o enfoque por entender que o Carnaval precisa de um olhar diferenciado. Então não nos interessa ser o melhor professor de dança se ele não tiver esse contato com a cultura popular, que é o Carnaval, que tem uma diferença na forma de coreografar”, exemplifica. 

Os coordenadores da Companhia, que faz esse trabalho há quase duas décadas, costumam ir às cidades de trabalho, para conversar, entender as demandas e, a partir disso, formar o julgador. “Em Arroio Grande a gente faz um trabalho há bastante tempo. Caminhamos juntos, a gente vai muitas vezes ao município, escuta as entidades carnavalescas e juntos repensamos sempre um novo carnaval”, comenta Fabiana. Este ano foram feitas mudanças no manual, com alterações na forma de julgar.

Fabiana comenta que cidades como Arroio Grande e Jaguarão são muito próximas, mas que organizam suas folias de forma muito diferente. “Então a preparação é de uma forma diferenciada para cada uma dessas equipes”, explica a coordenadora. 

Atrações a partir de sexta-feira 

Arroio Grande tem cinco escolas de samba, uma na categoria Mirim, chamada Escola de Samba Mirim Aprendizes do Samba e quatro adultas sendo elas: Samba no Pé, Unidos do Promorar, Acadêmicos do Grande Arroio e Unidos do São Gabriel. 

A festa começará na sexta-feira (28), com ensaio técnico das escolas, que terão concurso na segunda-feira, a partir das 21h. 

No sábado (1º de março), a partir das 18h, desfilam os blocos e no domingo (2), a programação com diferentes atrações inclui trios e baile infantil, na praça, às 19h. “Para além das escolas de samba que serão um espetáculo à parte, temos também a participação dos blocos, que são responsáveis também para trazer o agito para a nossa Doutor Monteiro”, comenta o secretário de Cultura, Anderson Machado. 

Noite da Seresta 

O Carnaval de Jaguarão começa quarta-feira (26), a partir das 20h, com a Noite da Seresta, quando se apresentam os conjuntos. Na quinta-feira, a Muamba e Noite do Cravo serão atrações, às 20h. Na sexta-feira (28) haverá a entrega da chave da cidade ao Rei Momo, após as 21h, ocorrerá o desfile do conjunto Boêmios do Amor e trio elétrico Sociedade Amigos do Coronel, às 23h. No sábado (1º de março) ocorrerá o desfile de seis blocos burlescos, às 20h, e no domingo (2 de março) o das três escolas de samba, às 22h. Entre uma entidade e outra desfilam os trio elétricos, incluindo um do Uruguai.

O vice-presidente da Liga das Entidades Carnavalescas de Jaguarão, Vitor Melgares, explica que na segunda-feira retornam os blocos e na terça, último dia, encerram-se as apresentações das escolas. “Os concursos ocorrerão de sábado a terça-feira, com a presença dos jurados”, fala.

Com um dos carnavais mais famosos da Zona Sul, até a pandemia Jaguarão foi um dos destinos mais procurados nesta época, especialmente, pelos mais jovens. “O Carnaval daqui é muito conhecido e há alguns anos a gente chegava a dobrar a população nessa época”, comenta Melgares. 

No auge dos trios, a comunidade e visitantes chegaram a presenciar o desfile de 20 trios, mas com a pandemia o cenário mudou. “A gente vem retomando, está tendo uma recuperação no nosso Carnaval”, fala o vice-presidente da Liga. Os desfiles acontecem na avenida 27 de Janeiro e os lugares nas arquibancadas são gratuitos, somente os camarotes são vendidos.

Como em anos anteriores, o mesmo jurado da competição irá acompanhar toda a evolução das entidades, durante o desfile. “Por exemplo, um jurado que vá julgar o quesito mestre sala e porta-bandeira, vai acompanhar o casal durante todo o desfile. É a melhor forma”, explica Vitor Melgares.

Corte de Jaguarão vai tomar posse da cidade na sexta-feira (28) (Divulgação)

Acompanhe
nossas
redes sociais