A onda de calor que atinge a Zona Sul desde o fim de semana dará lugar a temporais ainda nesta terça-feira (25), preveem meteorologistas. Em Pelotas, há possibilidade de queda de granizo e acumulados que podem chegar a 25 milímetros. Até lá, a população terá de enfrentar altas temperaturas e sensação de abafamento por causa da combinação de umidade e calor. Na segunda-feira (24) a máxima chegou aos 32,1ºC às 14h e sensação térmica de 43ºC, pelos registros do laboratório de Agrometeorologia da Embrapa Clima Temperado. Nesta terça, às 7h, os termômetros marcavam 23ºC e a umidade relativa do ar de 94%.
De acordo com a previsão do CPPMet, uma frente fria vinda do leste da Argentina se aproxima do Estado formando áreas de instabilidade no Sul, Sudoeste e Oeste entre a tarde e a noite de hoje. O vento aumenta de intensidade e há chance de granizo em áreas isoladas destas áreas. O boletim técnico da Sala de Situação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) aponta acumulados entre 20 e 30 mm/dia, podendo atingir pontualmente os 50 mm/dia no Sul. Já os modelos da CPPMet apontam entre 15 mm/dia e 25 mm/dia para Pelotas.
Chuva em todo o RS
Na quarta-feira (26), a instabilidade atinge todo o Estado e, em alguns pontos, pode ter ventos de até 70 quilômetros por hora. Segue a possibilidade de queda de granizo na Metade Sul do Estado, com acumulados de precipitação variando entre 20mm/dia e 40 mm/dia, podendo atingir pontualmente os 50 mm/dia. Temperaturas ainda seguem elevadas com mínima de 21ºC e máxima de 41°C.