Pelotas recebe o Avenida na Boca do Lobo

Gauchão 2025

Pelotas recebe o Avenida na Boca do Lobo

Jogo da segunda rodada do quadrangular contra o rebaixamento começa às 16h deste domingo (23)

Patrocinadores Gauchão 2025

Por

Atualizado domingo,
23 de Fevereiro de 2025 às 11:46

Pelotas recebe o Avenida na Boca do Lobo
Ruster deve seguir no time titular (Foto: Jô Folha)

A direção do Pelotas baixou o preço do ingresso, vai liberar o acesso de mulheres com a camisa do clube e volta a permitir a entrada gratuita de um acompanhante por sócio. Ações que indicam o peso do jogo deste domingo (23), às 16h, contra o Avenida, na Boca do Lobo, pela segunda rodada do quadrangular do rebaixamento no Gauchão.

Com os quatro times iniciando a rodada empatados na classificação (o São José bateu o Brasil no sábado e disparou), vencer em casa é fundamental. Necessidade enfatizada por Alessandro Telles. “Esse jogo é extremamente importante para o nosso objetivo final. A gente joga a responsabilidade para outros, conseguindo os nossos três pontos aqui”, disse o treinador áureo-cerúleo em coletiva nesta sexta.

Nos bastidores, houve reclamação áureo-cerúlea sobre a arbitragem do jovem Janvie Baroni na partida contra o São José. Após o jogo na capital, o executivo Filipi Cruz prometeu formalização de queixa do clube na Federação Gaúcha de Futebol (FGF). Agora, a entidade escalou Anderson Daronco, árbitro Fifa, para comandar Pelotas x Avenida.

Quadrangular do rebaixamento
2ª rodada

Sábado (22)
Brasil 2 x 3 São José

Domingo (23)
16h | Pelotas x Avenida

Os volantes e Cesinha

O técnico deve repetir dez dos 11 jogadores que iniciaram diante do São José, na quarta-feira. Suspenso, Bryan Gabriel é desfalque. Por outro lado, Robson Lopes e Mateus Silva retornam, mas há possibilidade de repetição da dupla de volantes com Vitinho e Venício.

“O Vitinho e o Venício foram muito bem lá, salvo algumas marcações. […] O gol do Terra [primeiro do São José] é onde nós estávamos desguarnecidos porque os dois volantes estavam do mesmo lado”, analisou Telles, mencionando a necessidade de ajustar comportamentos de marcação nos últimos treinos antes da partida.

O papel dos dois volantes, independentemente dos escolhidos, será essencial para que a bola chegue até Cesinha. O camisa 10 marcou na quarta-feira seu primeiro gol no Pelotas. Depois, teve chute defendido por Fábio Rampi, originando o gol de Léo Ferraz. O técnico do Lobo pretende ver o meia novamente em condições de concluir ou de dar um passe final.

“Quero ele mais perto da área. Quero o Cesinha construindo no último terço de campo realmente. Deixar as construções para zagueiros, volantes, laterais. E ele receber essa bola entre linhas, onde é mais curto. Ele tem uma qualidade de refinamento, então a gente pode estar mais perto do gol”, comentou Telles.

Quem joga na esquerda?

Sem o lesionado Bruno Ré e o suspenso Bryan Gabriel, a lateral-esquerda vira um problema para o Pelotas. À disposição resta apenas Tiago Troleze, 21 anos, que ainda não estreou pelo clube. Telles não abriu o jogo a respeito da escolha, mas abriu margem para outras saídas, como uma improvisação.

“É uma dificuldade, um problema, mas já temos a solução. Podemos usar também três zagueiros e colocar um ala por ali. Posso colocar o Troleze porque é a função dele. Mas já tem na minha cabeça, eu já sei como vou usar, vou testar algumas outras alternativas porque temos que ter até no decorrer do jogo para conseguir mudar alguma coisa”, disse.

Adversário

Comandado por Gabriel Dutra, 28 anos, ex-auxiliar técnico de Fabiano Daitx, o Avenida deixou escapar nos acréscimos a vitória sobre o Brasil. O desempenho da equipe, entretanto, agradou, e os titulares devem ser os mesmos. O paraguaio Bustamante, ex-Lobo, vai jogar apesar do diagnóstico de um edema na mão direita.

O Periquito ainda não venceu no campeonato. Dono da pior campanha da primeira fase, o time de Santa Cruz do Sul foi o único a perder para o Pelotas. Na terceira rodada, Venício marcou o gol do jogo na Boca do Lobo. Alessandro Telles enfrentou o Avenida na rodada de abertura, quando dirigia o São Luiz, e venceu por 2 a 1.

O técnico do Pelotas vê evolução no rival e cita a mudança do esquema tático, do 4-4-2 com um losango no meio-campo para um 4-2-3-1, o mesmo usado pelo Lobo. “Nós vimos que ficou mais leve na frente, com jogadores de mais dinâmica, mais movimentação. Pelo menos contra o Brasil, eles pressionaram a saída com pelo menos quatro atletas”, disse Telles.

Sequência

Após receber o Avenida, o Pelotas terá uma semana até o próximo compromisso, o Bra-Pel na Boca do Lobo cujo horário passou das 16h para as 19h do domingo (2) a pedido do próprio Áureo-Cerúleo. Não há rodada do quadrangular no meio da semana. O São José viajará ao Amapá para estrear na Copa do Brasil diante do Oratório.

Prováveis escalações

Pelotas: Jorge; Gusso, Massaia, Yuri e Tiago Troleze (ou Mateus Silva ou Heverton); Vitinho, Venício e Cesinha; Léo Ferraz, Ruster e Michel Douglas. Técnico: Alessandro Telles.

Avenida: Rodrigo Mamá; Yander, Kevlin, Dadalt e Jiménez; Amaral, Zé Vitor e Laion; Bustamante, Michel Martins e Caíque. Técnico: Gabriel Dutra.

Horário: 16h deste domingo.

Transmissão: YouTube de GZH.

Tempo real: ahoradosul.com.br.

Árbitro: Anderson Daronco.

VAR: Daniel Nobre Bins.

Local: Boca do Lobo.

Ingresso: R$ 20 | mulheres com a camisa do Pelotas não pagam.

Acompanhe
nossas
redes sociais