Desde a década de 1940 o Senac contribui para o desenvolvimento social e econômico de milhares de pessoas em Pelotas. No último final de semana, a unidade da rua Dom Pedro II completou 57 anos de atuação, sendo os últimos dois anos sob a direção de Tiago Radmann.
Qual o significado do marco de 57 anos de atuação na principal unidade de Pelotas?
É seguramente uma das instituições mais tradicionais da cidade e, falando de educação profissional, é uma referência. Para nós é um significado muito importante, porque cada vez que a gente conversa com qualquer grupo de pessoas, tem lá pessoas que um dia estudaram no Senac, foram formadas no Senac, e isso desde a década de 40 a gente vem fazendo isso, tanto em Pelotas, no Rio Grande do Sul, no Brasil como um todo. Então, para nós, é uma alegria muito grande completar essa idade.
Como você ingressou no Senac Pelotas?
Estou completando 22 anos na instituição. Comecei na escola do Senac, depois eu tive a oportunidade de trabalhar alguns anos em Bagé, onde fiz a gestão da região da Campanha por nove anos, depois fiz a gestão do Senac em Rio Grande e agora há cerca de dois anos voltei para Pelotas, onde é a minha casa. Sou pelotense do bairro Três Vendas e tenho muito orgulho dessa instituição que me forjou, me formou.
Quais são os serviços ofertados pelo Senac Pelotas?
Nós temos os projetos sociais, como, por exemplo, o Jovem Aprendiz. Esse é o nosso grande destaque. O Programa Jovem Aprendiz qualifica jovens e adolescentes para o mundo do trabalho. Hoje nós temos 700 jovens vinculados a esse programa, que está diretamente ligado ao mundo do trabalho, porque os jovens já estão conectados a uma empresa do segmento de comércio de bens, serviços e turismo.
Quais são os cursos mais procurados atualmente e como isso reflete as demandas do mercado de trabalho local?
Hoje, em Pelotas, as principais demandas são por área de tecnologia. A gente tem muitos alunos na tecnologia, muitos alunos na área da saúde. O técnico em enfermagem, por exemplo, é o principal curso técnico que nós temos. A área de gastronomia também é muito forte, onde o Senac é referência em Pelotas e região. O nosso curso de cozinheiro forma os principais chefes de cozinha dos restaurantes da cidade e da região e a gente tem muito orgulho disso.
Como o Senac Pelotas pretende atuar para seguir como referência em ensino profissionalizante?
O Senac tem ações muito importantes, especialmente na área de gastronomia, saúde, beleza, gestão e negócios, tecnologia da informação e design. Nós temos um desafio de cada vez mais modernizar o nosso ensino, conectar com as demandas do mundo do trabalho, que é o principal. Isso vai desde a qualificação para os nossos docentes e para as estruturas físicas.
A gente deve modernizar todo o espaço da escola na Dom Pedro, que está completando 57 anos. Entregamos há pouco um Centro de Tecnologia para Pelotas, que fica na rua Félix da Cunha, na frente dos Correios, na antiga escola Salles Goulart, também um espaço no Parque Tecnológico, que está conectado com as demandas acadêmicas e as demandas de inovação.
Agora a gente sentiu a necessidade de um curso novo na área de design, e lançamos um curso de produção multimídia, que é uma necessidade do segmento de Comércio, Bens, Serviços e Turismo.