Referência em atendimentos na Zona Sul, a agência Sine/FGTAS de Pelotas foi responsável pelo encaminhamento de 1.632 contratados ao longo de 2024. O desempenho é considerado o melhor dos últimos cinco anos.
“Estamos nos consolidando cada vez mais como referência de empregabilidade na região”, destaca o coordenador da agência de Pelotas, Glauber Bürkle. Com mais de 30 mil atendimentos em 2024, a unidade pelotense foi responsável por 60% dos acompanhamentos na região. Sem a presença de uma agência própria, moradores de outros municípios vão até o Sine/FGTAS Pelotas para procurar uma oportunidade de emprego.
“Atendemos muitas pessoas de outras cidades como Cerrito, Pedro Osório, Piratini, Arroio do Padre, Turuçu para encaminhar para vagas”, explica Bürkle.
O trabalho da agência
O Sine/FGTAS presta um serviço gratuito aos trabalhadores, atuando na intermediação com as empresas que possuem vagas de emprego disponíveis. A partir da captação dessas instituições, a agência divulga os postos de trabalho em aberto e orienta os candidatos.
O trabalhador que buscar a orientação do Sine/FGTAS passará por uma entrevista na própria agência, onde ele terá o seu currículo encaminhado para até três vagas em que o seu perfil se encaixe. A partir do encaminhamento, a empresa realiza uma seleção entre os candidatos para contratação.
Em busca de oportunidades
Glauco Borba, 25 anos, é uma das pessoas que busca uma oportunidade através do Sine/FGTAS. Desempregado há algumas semanas, ele resolveu ir à agência pela primeira vez após sugestão de amigos.
“Tá difícil arrumar emprego. Vim aqui no Sine, porque todo mundo fala que eles nos ajudam muito a conseguir”, destaca
Morador do interior de Pelotas, Borba foi encaminhado para duas vagas para caseiro, que se encaixam em seu perfil, e agora aguarda o contato das empresas. Hoje, a agência tem 210 vagas ofertadas em mais de 60 empresas da região.
Desempenho acima da média
Bürkle ressalta que 2024 foi “o melhor ano pós-pandemia” e que espera um 2025 ainda melhor. A agência de Pelotas foi uma das únicas que alcançou todas as metas traçadas no início do ano.
Ao todo, 40% das vagas ofertadas foram preenchidas, resultado acima da média estadual, de 11%. Além disso, 327 pessoas foram contratadas e deixaram o seguro-desemprego, após encaminhamento da agência em Pelotas.
Fomento ao emprego
Ao longo do ano, a agência realiza diversas ações para ampliar o número de encaminhamentos para vagas de emprego. No dia 7 de março, a unidade realizará atendimentos prioritários para mulheres, em alusão ao Dia Nacional da Mulher.
Além disso, hoje os coordenadores da agência, Glauber Bürkle e Marco Moraes, têm uma reunião com a prefeitura de Pelotas para a realização de um Feirão de Empregos em conjunto com órgãos públicos e privados.
Desafios
Apesar do bom resultado em 2024, Bürkle acredita que ele ainda pode evoluir muito. “Nós podemos encaminhar mais gente para o mercado de trabalho. Às vezes é falta de qualificação, falta do perfil profissional para aquelas vagas ou até falta de procura das pessoas”.
Rio Grande
Além de Pelotas, Rio Grande também foi destaque positivo entre as agências da região Sul. Contribuindo para 745 contratações, o município também teve resultados acima da média gaúcha. Ao todo, 28% das vagas ofertadas foram preenchidas.
Zona Sul
Na região Sul, 53.448 mil atendimentos foram realizados em agências de 11 municípios. Outro destaque ficou com São Lourenço do Sul, que preencheu 82 das 195 vagas ofertadas em 2024.
Saldo do Caged
Seguindo a tendência do resultado do Sine/FGTAS, Pelotas e Rio Grande estão entre os municípios que mais geraram empregos no Rio Grande do Sul em 2024. Comparação entre o número de contratações e demissões, realizada pelo Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), destacou os saldos positivos de 1.604 e 2.194, respectivamente.