Segundo dados da Estação Automática instalada no Posto Meteorológico da Sede da Embrapa Clima Temperado, Pelotas registrou 70 milímetros de chuva em menos de uma hora segundo na tarde de terça-feira (11). A prefeitura afirma que as equipes das secretarias de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), de Desenvolvimento Rural (SDR), de Transporte e Trânsito (STT), do Sanep e da Defesa Civil, estavam atentas aos possíveis danos, porém o alto volume em pouco tempo causou alagamentos por toda a cidade.
Além disso, o Sanep informa que as sete casas de bombas existentes no município estão em funcionamento e com servidores atuando, ininterruptamente, na retirada dos resíduos sólidos que chegam às grades dos equipamentos, conduzidos pelos canais de drenagem, para impedir danos.
Na Vila Jacottet, zona norte da cidade, alguns moradores tiveram suas casas invadidas por uma lâmina d’água, mas não houve necessidade de remoção. Segundo o secretário Mateus André Oliveira, em nota, o sistema de drenagem funcionou bem. Assim que a chuva torrencial passou, as valetas e tubulações retornaram à mostra, possibilitando intervenções manuais das equipes.
O acumulado de chuva foi de 17 milímetros nesta quarta-feira (12) e as máximas tiveram uma diferença de mais de 14ºC em comparação com a terça-feira. A previsão para os próximos dias ainda é de chuva, mas as temperaturas sobem gradativamente até domingo (16).