Movimento Sul Universal será lançado com o Baile da Tamborada de Kako Xavier
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quinta-Feira13 de Fevereiro de 2025

Iniciativa

Movimento Sul Universal será lançado com o Baile da Tamborada de Kako Xavier

Coletivo se propõe a celebrar a diversidade musical do Rio Grande do Sul e a fomentar a produção de música

Por

Atualizado quinta-feira,
13 de Fevereiro de 2025 às 11:23

Movimento Sul Universal será lançado com o Baile da Tamborada de Kako Xavier
Kako Xavier integra o grupo de fundadores do Movimento (Foto: Fernanda Tomiello)

O momento crítico ocasionado pelas enchentes do ano passado no Rio Grande do Sul mobilizou diferentes setores da sociedade, com os agentes culturais não foi diferente. Uma dessas iniciativas tomou fôlego e chega a 2025, sob a forma de um coletivo que congrega músicos e grupos musicais no Movimento Sul Universal, que tem o objetivo de mostrar a diversidade da música feita no Estado. A primeira ação do coletivo será um festival que vai circular por cinco cidades gaúchas.

Para tornar a iniciativa mais conhecida, o Movimento será lançado oficialmente no dia 22 deste mês em Porto Alegre com show do músico Kako Xavier, que vai apresentar o Baile da Tamborada. “Depois de dois anos de debates e pesquisas, e após as enchentes de maio de 24, o MSU se estruturou definitivamente, inclusive para ampliar e diversificar sua composição. Em sua essência, um movimento que valoriza a pluralidade e a coletividade na música”, sintetiza a divulgação do coletivo.

O músico Kako Xavier, líder do grupo Tamborada em Pelotas, chama atenção para a proposta do coletivo, que é valorizar e afirmar uma música gaúcha nascida com a fusão de ritmos latino-americanos e brasileiros, para além do regionalismo. “É um grupo de 20 artistas com carreiras consolidadas e que cuidam das suas carreiras. Tem música instrumental, folclórica, gaita, jazz e tambor. O pessoal tá muito dedicado em fazer um movimento com esse discurso de universalidade”, diz o músico.

“Acreditamos que o dia 22 represente um marco histórico na cultura do Rio Grande do Sul”, avalia músico e ativista cultural Carlos Badia. O pelotense conta que o mapeamento feito nos últimos dois anos revelou uma produção musical muito ampla no Estado. “Especialmente os jovens artistas e produtores irão se identificar”, fala Badia.

Cinco cidades

O 1º Festival de Música Sul Universal vai envolver 14 artistas distribuídos em cinco shows. A caravana vai passar por Encantado, Lajeado, Osório, Pelotas e Porto Alegre entre os meses de abril e maio. O projeto foi contemplado no Edital Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) e conta com o financiamento da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura do Governo Federal.

Outras ações

O lançamento, no dia 22 deste mês, ocorrerá no Grezz Espaço Cultural, rua Almirante Barroso, 328, bairro Floresta, em Porto Alegre. Durante a atividade, o coletivo vai apresentar ao público suas primeiras ações: a Associação, a Escola, o Podcast e o Festival Sul Universal. O evento, gratuito e aberto ao público, será em ritmo de uma grande celebração e festa com o Baile da Tamborada, que terá participação de músicos convidados.

 

Programa do Festival

Abril

Encantado: dia 19, com Uiliam Michelon Quarteto, Trio – Maurício Marques, Felipe Batistella e Valdir Verona; Adriana de Los Santos

Porto Alegre: dia 26, com Dunia Elias, Rapajador e Quinteto Canjerana

Osório: dia 24, com Pirisca e Comparsa Elétrica e Jambo Trio

Maio

Lajeado: dia 11, com Thiago Colombo e Lucio Yanel, Instrumental Picumã e Shana Muller

Pelotas: dia 17, com Carlos Badia e Grupo e Paulinho Cardoso Quarteto

Acompanhe
nossas
redes sociais