Em jogo decisivo, Brasil recebe o Ypiranga no Bento Freitas
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quinta-Feira13 de Fevereiro de 2025

Gauchão 2025

Em jogo decisivo, Brasil recebe o Ypiranga no Bento Freitas

Às 21h30min desta quarta-feira, Xavante precisa da vitória para se afastar do quadrangular contra o rebaixamento

Patrocinadores Gauchão 2025

Por

Atualizado quarta-feira,
12 de Fevereiro de 2025 às 16:25

Em jogo decisivo, Brasil recebe o Ypiranga no Bento Freitas
Rubro-Negro aposta no fator local para se recuperar na competição (Foto: Jô Folha)

Com seis pontos somados em seis partidas, o Brasil chega na sétima e penúltima rodada da primeira fase na zona de obrigação de disputar o quadrangular do rebaixamento. Para deixar as últimas colocações sem depender de resultados paralelos, o Xavante precisa superar o Ypiranga, às 21h30min de hoje, no Bento Freitas. Uma vitória a partir de dois gols deixaria o Rubro-Negro à frente do próprio Canarinho e em uma situação mais confortável na última rodada. Sábado, às 16h30min, o Brasil enfrentará o Avenida, em Santa Cruz do Sul.

Para contar com um grande público no Bento Freitas, a direção xavante baixou os valores dos ingressos. A arquibancada custa R$ 30, por exemplo.

Setor ofensivo

A defesa xavante não foi vazada em quatro dos seis jogos neste Gauchão. Já o ataque é o inverso: não balançou as redes em quatro partidas. O Brasil é o segundo pior ataque do Gauchão ao lado do São José com três gols marcados. Apenas o Avenida tem números piores.

Para o treinador xavante, o maior problema é o aproveitamento nas finalizações. “A gente vem tendo oportunidades, está faltando ser mais efetivo na frente, mas a gente está trabalhando sempre em cima disso, sabendo que agora o tempo de preparação é praticamente nulo, a gente só consegue recuperar os atletas para eles estarem performando dentro do campo”, disse William de Mattia em entrevista coletiva nesta terça-feira.

De Mattia cita que contra o Grêmio o Brasil teve no mínimo duas chances claras de gol e diante do Guarany foram várias as oportunidades criadas e não aproveitadas.

Diante do Ypiranga, o treinador rubro-negro poderá mudar o ataque pela quarta partida consecutiva. Contra o Caxias, atuaram DG, Histone e Mayco Félix. Na partida seguinte, frente ao São José, DG já havia deixado o clube. Vini Charopem foi o substituto. Na sequência, contra o Inter, em Porto Alegre, de Mattia colocou Jota no lugar de Histone, mantendo os outros dois. No Bra-Pel, nova mudança. Mayco Félix atuou aberto, com Gabriel Moysés de centroavante.

“Nós temos que tentar achar o equilíbrio do ataque. A gente tem alguns atletas com características que são mais de atacar o espaço e menos do jogo apoiado. A gente está tentando equilibrar para conseguir da melhor forma chegar na performance que é estar fazendo os gols”, afirma.

Revelado na base do Brasil, Sorriso é por enquanto o único jogador de ataque que ainda não recebeu chance no Gauchão. Ele, ao lado do goleiro João Lucas e do meia Agustin Milar, assinaram nesta semana o primeiro contrato profissional com o clube.

Dúvidas na escalação

De Mattia mais uma vez não entrou em detalhes sobre a recuperação médica dos laterais Murillo Lima e Danilo e do volante Juliano Fabro. O treinador admitiu que a contratação de Marcel foi para suprir a carência da posição pelas lesões. Até o fechamento desta edição o novo reforço rubro-negro ainda não estava registrado no BID da CBF. Bruno Miguel poderá seguir improvisado no setor.

O período de inscrições no Gauchão termina nesta sexta-feira. O Brasil ainda tenta trazer um atacante para suprir a saída de DG.

Horário dos ônibus é estendido

Com o término da partida perto da meia-noite, a prefeitura e o Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas irão implantar horário especial de ônibus corujão, às 23h50min, com partida da rua Almirante Barroso, da frente do prédio do INSS, diretamente para os bairros. As linhas que disponibilizam o horário corujão serão Laranjal, Três Vendas, República do Líbano, Areal/Bom Jesus e Fragata.

Ypiranga chega embalado

O time de Erechim somou sete pontos nas últimas três partidas e não perde desde a primeira rodada. O bom desempenho colocou a equipe em quinto no geral, mas apenas três pontos à frente do Brasil. No entanto, fora de casa, o Canarinho somou apenas dois pontos e sequer marcou gol.

O destaque do time do técnico Matheus Costa é o centroavante Emerson Galego. Ele liderava a artilharia do Gauchão até o começo desta rodada com quatro gols, tendo marcado todos do Ypiranga até o momento. Em relação à escalação, a dúvida é se o meia Jean Pyerre seguirá titular ou se o treinador optará por reforçar a marcação com o volante Charles.

Gauchão
7ª rodada

Terça-feira
Grêmio 5 x 0 Pelotas

Quarta-feira
19h | Guarany x Caxias
Avenida x Juventude
21h30min | Brasil x Ypiranga
São José x Monsoon
22h | São Luiz x Internacional

Prováveis escalações

Brasil: Wellington; Bruno Miguel (ou Marcel), Áquila, Guilherme Cerqueira e Higor Martins; João Victor, Rael, Kauê; Histone, Jota (ou Gabriel Moysés) e Mayco Félix. Técnico: William de Mattia.

Ypiranga: Edson; Marinho, William Gomes, Heitor e Roca; João Paulo, Lucas Ramos, Jean Pyerre (ou Charles), Roger e Felipe Marques; Galego. Técnico: Matheus Costa.

Horário: 21h30min desta quarta-feira (12).

Transmissão: YouTube de GZH.

Tempo real: ahoradosul.com.br.

Árbitro: Rafael Klein.

VAR: Daniel Nobre Bins.

Local: Bento Freitas.

Ingresso: R$ 30.

Acompanhe
nossas
redes sociais