Mulheres lideram gestão de franquias no país
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Terça-Feira11 de Fevereiro de 2025

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Mulheres lideram gestão de franquias no país

Dados da Associação Brasileira de Franchising apontam participação feminina em 57% dos cargos de liderança

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Mulheres lideram gestão de franquias no país
Modelo de negócio já estabelecido e testado tem levado investidoras a optar pelo modelo de franquia. (Foto: Rita Wicth)

Mulheres já são maioria em frente a franquias no país. É o que demonstra pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). O percentual de mulheres atuando no setor cresceu de 46% em 2015 para 57% em 2024. No mesmo período, outro destaque é o crescimento expressivo de mulheres em cargos de liderança, como diretoras, gerentes, supervisoras e conselheiras administrativas, que passou de 19%, em 2015, para 29% em 2024.

Um dos principais motivos para a escolha de franquias é seu modelo já estabelecido e testado, o que diminui consideravelmente o índice de falência. Este foi o principal motivo que levou a empresária pelotense Simone Bainy a apostar na franquia Fábrica de Bolo Vó Alzira.

Com vocação para a área de vendas, Simone procurou ideias na área da alimentação para empreender. Foram três conversas com redes franqueadoras diferentes até optar pela Fábrica de Bolos caseiros. “Em um primeiro momento pensei em abrir uma loja de massas, mas sem conhecimento nenhum. A principal dificuldade de começar do zero é o desconhecimento de mercado e a franquia te apresenta um modelo pronto, já testado”, avalia.

Ana Paula de Almeida, proprietária da Arezzo junto com a sócia Charlene Corrêa, optou pelo modelo de franquia pelos processos já estruturados, assim como redução do tempo que precisa ser dedicado ao começo do negócio. “Processos, sistemas, marketing e renome da marca já bem consolidados no mercado são os pontos principais na escolha da franquia certa”, avalia Ana Paula.

Cirurgiã-dentista por formação, Ana Paula abriu mão do consultório odontológico para poder se dedicar mais à loja. “Na Arezzo Pelotas somos duas mulheres à frente da loja, ambas de áreas distintas de formação. A minha sócia já tinha a expertise da área do varejo, sendo proprietária de outra loja no shopping”, conta.

À frente em cargos de gestão 

Conforme a pesquisa, também houve crescimento expressivo de mulheres em cargos de liderança no ano de 2024. As mulheres também passaram a ser maioria nos postos de trabalho nas operações franqueadas, subindo de 48% para 51% no período analisado.

Além disso, o percentual de franquias que buscam ampliar o espaço para o público feminino na liderança mais que dobrou. Em 2015, essas empresas representavam 29% do universo de franquias, saltando para 63% em 2024. Metade das empresas franqueadoras (50,1%) também afirmou promover ações voltadas a promover diversidade de gênero em cargos de liderança, contra 7,2%, em 2015.

A gerente da Arezzo Pelotas, Daiani Lopes dos Santos, já tem vasta experiência na área da gerência, e entende que o modelo de franquias facilita o trabalho pela referência, ferramentas e indicadores de gestão já definidos. “A franquia já te entrega praticamente tudo pronto, o maior desafio é se destacar entre outros, fazer projetos diferentes e ainda assim estar dentro do padrão de franquia”, avalia.

De acordo com Ana Paula, a escolha de uma gerente para estar à frente da loja se deve ao comprometimento que as mulheres têm com o trabalho. “Como nossa marca é voltada ao público feminino, mulheres na gestão se encaixam melhor. São cuidadosas desde a atenção ao cliente em loja até aos detalhes administrativos e de gestão de pessoas. Acho que sou bem ‘bairrista’ nesse sentido”, comenta.

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