O retorno às salas de aula na rede estadual de ensino foi remarcado pelo Governo do Estado para quinta-feira (13). A decisão foi tomada após a Procuradoria Geral do Estado (PGE) conseguir reverter a liminar do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul que determinava o adiamento da volta às aulas até segunda-feira (17) diante da intensidade do calor.
O Tribunal de Justiça suspendeu no domingo (9) o início do ano letivo previsto para a segunda-feira passada após ação judicial do Cpers Sindicato. De acordo com a entidade que representa os professores estaduais, as escolas não teriam infraestrutura para receber os alunos e professores em condições adequadas durante o calor extremo que atinge o Estado. No mesmo dia, a Procuradoria Geral do Estado entrou com recurso para anular a decisão.
No anúncio do retorno das atividades escolares para esta semana, em nota a Secretaria da Educação destaca que todos os alertas e orientações da Defesa Civil são monitorados, por meio das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), e que os casos pontuais de infraestrutura nas escolas são de conhecimento da pasta e tratados individualmente.