De acordo com um grupo de alunos do curso de Geografia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), assistir às aulas no Campus 2 do ICH tem sido cada dia mais difícil por causa da falta de infraestrutura para os dias quentes. Segundo os relatos, as salas são pequenas e não possuem ventiladores funcionando adequadamente. Além da falta de ventilação, parte dos bebedouros estaria estragada.
“E com todos esses extremos climáticos a Universidade não cancela aulas ou ao menos faz elas serem EAD. Já que não temos o mínimo de infraestrutura”, diz a estudante Adriane Sampaio. Segundo outra aluna que já está concluindo a graduação, a falta de condições adequadas para o bem-estar dos estudantes e professores em sala de aula é uma questão de anos.
“São janelas com vidros quebrados que no inverno as salas ficam muito frias. E no verão, eu me sinto muito mal, quase não me sentindo bem em sala de aula por causa do calor. Já vi professor passando mal no corredor por conta do calor e por ser de mais idade”, diz Bruna Martins.
Manutenção do prédio
Conforme o vice-reitor da UFPel, Eraldo Pinheiro, o prédio que abriga o ICH 2 é alugado, o que poderia trazer desafios específicos para a manutenção. No entanto, a Superintendência de Infraestrutura (Suinfra) já teria iniciado os atendimentos conforme as demandas encaminhadas.
Segundo o vice-reitor, a UFPel teria conseguido editar o contrato de manutenção, o que permitirá a ampliação da equipe responsável por esses reparos. “Com isso, teremos mais profissionais trabalhando para consertar os equipamentos e garantir melhores condições de conforto no campus”, garante Pinheiro.