Faltando duas rodadas para o fim da primeira fase do Campeonato Gaúcho, o Brasil está na nona colocação geral, ou seja, hoje precisaria disputar o quadrangular contra o rebaixamento. Por isso o confronto diante do Ypiranga é considerado fundamental para o Xavante sair da parte de baixo da tabela.
Até mesmo um empate poderá ajudar a sair do Z-4, mas para isso será necessário torcer por no máximo empate do São Luiz e derrota de Pelotas ou Monsoon. Certamente o pensamento no Bento Freitas é vencer para chegar na última rodada em um cenário mais confortável. Somente os resultados paralelos desta sétima rodada vão apontar a necessidade de pontuação no sábado contra o Avenida, em Santa Cruz do Sul. O Rubro-Negro não tem mais chances de classificação para a semifinal.
Pelo atual aproveitamento, a expectativa é que nove pontos sirvam para fugir do quadrangular “da morte” e garantir uma vaga na Taça Farroupilha, competição mata-mata do quinto ao oitavo valendo ao campeão uma vaga na Copa do Brasil.
Hoje o Xavante tem 33% de aproveitamento. Se mantiver essa média, terminará a primeira fase com apenas oito pontos e com chances de precisar jogar o quadrangular do rebaixamento. Para escapar precisaria torcer por resultados paralelos. Por isso a vitória contra o Ypiranga é tão importante, até mesmo para não precisar ter a obrigação de vencer como visitante no sábado.
Na rodada que começa hoje, o melhor cenário para o Brasil é que Pelotas, São Luiz, Guarany, Avenida e Monsoon sejam derrotados.
A necessidade de passar pelo quadrangular impactaria negativamente o clube mesmo não caindo. Terminar a primeira fase entre os quatro últimos significaria, para o Xavante, ficar sem vaga na Copa do Brasil e na Série D de 2026 caso não conquiste o acesso para a Série C neste ano. A única solução seria participar da Copinha da FGF e ser campeão.
Último treino
O Brasil encerra hoje a preparação para o jogo de amanhã. Depois de empatar o clássico Bra-Pel, o elenco xavante voltou ao trabalho no domingo. O departamento médico não divulgou boletim sobre os atletas machucados. O treinador William de Mattia não tem nenhum desfalque por lesão; Guilherme Cerqueira, João Victor, Vini Charopem e Mayco Félix estão pendurados e podem desfalcar o Rubro-Negro contra o Avenida caso sejam amarelados no jogo de amanhã.
Já o Ypiranga chegou ontem em Pelotas e treina hoje na Boca do Lobo. A atividade será fechada, assim como no Bento Freitas. O Canarinho terá a volta do volante Charles depois de cumprir suspensão na vitória sobre o Guarany por 1 a 0.
Gauchão
7ª rodada
Terça-feira (11)
21h30min | Grêmio x Pelotas
Quarta-feira (12)
19h | Guarany x Caxias
19h30min | Avenida x Juventude
21h30min | Brasil x Ypiranga