Gesto racista no Bra-Pel é apurado
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Terça-Feira11 de Fevereiro de 2025

Gauchão 2025

Gesto racista no Bra-Pel é apurado

Após denúncia do Brasil, direção do Pelotas tenta identificar o torcedor

Patrocinadores Gauchão 2025

Por

Atualizado domingo,
09 de Fevereiro de 2025 às 17:26

Gesto racista no Bra-Pel é apurado
Vídeo capta momento em que homem faz gesto racista (Foto: Reprodução)

O Brasil publicou nas redes sociais um vídeo que mostra um homem, na torcida do Pelotas, fazendo um gesto racista durante o Bra-Pel deste sábado (8). A direção do Lobo trabalha para, com prudência, identificar o torcedor. Os dois clubes publicaram notas oficiais (leia abaixo).

A Federação Gaúcha de Futebol (FGF), por meio dos responsáveis pelo Protocolo Zero Racismo, iniciativa da entidade, entrou em contato com a direção do Xavante para entender o ocorrido.

O que diz o CBJD

O artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) – “praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência” – prevê que “os torcedores identificados ficarão proibidos de ingressar na respectiva praça esportiva pelo prazo mínimo de 720 dias”.

Ainda segundo o CBJD, também pode ser aplicada multa de R$ 100 a R$ 100 mil. Segundo o § 2º do artigo 243-G, “a pena de multa poderá ser aplicada à entidade de prática desportiva cuja torcida praticar os atos discriminatórios nele tipificados”.

Nota oficial do Brasil

“O Grêmio Esportivo Brasil repudia, de forma veemente, qualquer atitude racista ou discriminatória. No clássico deste sábado, lamentavelmente, registramos mais um episódio de racismo.

Não há espaço para o preconceito dentro ou fora de campo. Esperamos que as autoridades tomem as devidas providências para que esse tipo de comportamento seja punido com o rigor da lei.

Reforçamos nosso apoio ao Protocolo Zero Racismo, iniciativa da Federação Gaúcha de Futebol, que tem promovido ações em diversos jogos do campeonato para combater o racismo. Esse trabalho é fundamental para a construção de um futebol mais justo e inclusivo.

Seguimos firmes na luta por um futebol e uma sociedade mais justos e igualitários”.

Nota do Pelotas

“O Esporte Clube Pelotas repudia qualquer ato de racismo e preconceito. Lamentamos o registro que está circulando nas redes sociais.

Importante destacar que o Pelotas só tomou conhecimento do lamentável episódio após a realização do clássico, o que, por certo, impossibilitou que medidas fossem adotadas imediatamente. No entanto, o clube juntamente com as autoridades está empenhado em identificar o autor, a fim de que as providências cabíveis sejam adotadas.

Carregamos com muito orgulho em nosso manto uma campanha antirracismo e temos um punho cerrado na parede do estádio mais antigo do país reforçando nosso compromisso com um mundo sem esse tipo de atitude”.

Nota da FGF

“Diante da filmagem de gestos de um torcedor do Pelotas, após o clássico Bra-Pel, na Boca do Lobo, afirmamos que não será tolerado nenhum tipo de ato dessa natureza. Serão tomadas as medidas cabíveis junto aos clubes envolvidos. E já estamos em contato com os responsáveis para prestar suporte”.

Acompanhe
nossas
redes sociais