Ariel Lanzini disse três vezes durante a entrevista coletiva depois do clássico deste sábado (8) que, em sua visão, “só o Pelotas quis ganhar o Bra-Pel”. Mais tarde, William de Mattia discordou da análise. O treinador do Lobo lamentou o empate sem gols, mas afirmou que viu o Áureo-Cerúleo superior ao rival no duelo da sexta rodada do Gauchão.
“Eles tiveram uma chance clara, realmente, em uma transição de bola parada [chute de Charopem defendido por Jorge]. A gente conseguiu dominar a partida, principalmente no primeiro tempo”, comentou o treinador.
> Confira a tabela e os jogos do Gauchão.
Para Lanzini, o resultado do clássico foi ruim. O comandante do Pelotas admitiu a dificuldade que o time enfrentará nas duas rodadas finais para se livrar do quadrangular contra o rebaixamento – os adversários serão Grêmio e Juventude. Por outro lado, vê o desempenho da equipe como motivo para otimismo.
“Acabou nos dificultando [o resultado], é fato. Mas a gente tem total capacidade para conseguir essa classificação [para a Taça Farroupilha, cujo vencedor se garante na Copa do Brasil 2026]. Óbvio que ficou mais difícil. Tem o jogo da Arena, que é pesado, e um jogo em casa, em frente à nossa torcida. Tem que ganhar os dois jogos para a gente sair do quadrangular da morte e a gente sabe disso”, disse Lanzini.
Detalhe tático
Segundo o treinador áureo-cerúleo, a estratégia de povoar o meio-campo com Robson Lopes, Mateus Silva, Venício e Cesinha se deu por conta da linha defensiva de cinco homens formada pelo Brasil.
“A gente quis atrair os jogadores da linha de cinco deles, povoando mais o meio-campo para fazer com que eles saltassem à frente e gerassem espaço às costas. […] Eles acabam tirando um da linha para que a linha não ficasse ‘desdentada’, vamos dizer assim, e acabou dando uma corrigida. É um jogo de xadrez. Tenho que olhar o que o Dema está fazendo para criar um antídoto”, avaliou Lanzini.
Sequência
O elenco do Lobo se reapresenta já neste domingo. A partida contra o Grêmio, pela sétima e penúltima rodada da primeira fase do Gauchão, será às 21h30min de terça-feira, na Arena, em Porto Alegre. O Pelotas ainda enfrenta o Juventude, às 16h30min do próximo sábado, na Boca do Lobo, para definir seu destino na competição.