Iniciada em 20 de abril de 1913, a história do Bra-Pel está prestes a ganhar um novo capítulo. O maior clássico do interior do Rio Grande do Sul voltará a ser disputado a partir das 16h30min deste sábado (8). A tradição forjada há 112 anos segue mobilizando milhares de apaixonados e, ao longo do tempo, foi registrada em diferentes formatos. Mas afinal, quantas vezes Xavante e Lobo mediram forças?
Pesquisadores especializados trazem números. Para o rubro-negro Izan Müller, ocorreram 426 confrontos, 366 oficiais. Segundo o áureo-cerúleo Fred Mendes, do Arquivo Lobão, foram 429, sem separação entre oficiais e não oficiais. O jornalista Jota Éder registra no livro Bra-Pel: A rivalidade no Sul do Rio Grande a realização de 348 encontros até a publicação da obra, em 2010.
Discrepâncias
A pesquisa de Izan Müller indica a realização de 51 jogos restritivos, com duração inferior a 90 minutos. O trabalho de Fred Mendes aponta 50. Segundo Izan, “não podemos dizer que [os restritivos] não são oficiais, pois em sua grande maioria foram realizados sob a tutela da Liga Pelotense de Futebol e pela Federação Gaúcha de Futebol nas suas diversas nomenclaturas”.
Conforme o mesmo pesquisador, há outros nove clássicos disputados em 90 minutos e que, de acordo com o critério, seriam oficiais. Porém, não são considerados. O motivo é desconhecido. “Alguns deles têm alcunha e chancela da Liga Pelotense de Futebol e da Federação Gaúcha de Futebol, e também está registrada nas páginas dos jornais da cidade a realização destes jogos”, diz Izan.
“Acredito que a diferença da minha [pesquisa] para a do Izan seja os clássicos ‘polêmicos’. E na dele, se não me engano, faltam quatro jogos pendentes, na minha, três”, diz Fred Mendes. Conforme Izan, seriam cinco os duelos com resultados desconhecidos, sem menção nos veículos de imprensa que serviram como fontes de sua pesquisa. Já Fred ainda contabiliza um jogo-treino em outubro de 2020 (1 a 0 a favor do Pelotas na Arena Marini).
W.O.?
Os dois pesquisadores consideram ter ocorrido W.O. por parte do Brasil em 2022. Naquele ano, o Rubro-Negro desistiu em agosto de participar da Copa da FGF, marcada para começar em setembro. A mudança de planos ocorreu após a divulgação dos grupos e da tabela de jogos. À época, a FGF assinalou todas as partidas do Xavante com derrota por 3 a 0 – incluindo o duelo que ocorreria pela segunda rodada, contra o Lobo.
Mais tarde, entretanto, a entidade alterou seu site e editou o regulamento específico do torneio, criando um novo texto para o artigo 6º. Assim, todos os compromissos do Brasil passaram a ser definidos como “jogos cancelados”. O Bra-Pel, que seria disputado em setembro, está sem placar.
Em campo
A última vez que Brasil e Pelotas se enfrentaram foi em 5 de abril de 2021. A imprensa tratou aquele clássico como o de número 365 na história. O jogo terminou sem gols no Bento Freitas e foi válido pela nona e antepenúltima rodada da primeira fase do Gauchão. Não houve público devido às restrições da pandemia.
O encontro anterior ocorreu em agosto de 2020, também sem torcida, mas na Boca do Lobo. O Áureo-Cerúleo venceu por 2 a 1. O último clássico com público foi disputado em março de 2019. O Rubro-Negro levou a melhor, também por 2 a 1. O estádio áureo-cerúleo não recebe torcedores em um Bra-Pel desde agosto de 2014, quando fez 1 a 0 no rival.
(*) Números de pesquisadores
Izan Müller
Oficiais
- 366 jogos
- 128 vitórias do Brasil
- 113 vitórias do Pelotas
- 125 empates
- 503 gols do Brasil
- 494 gols do Pelotas
Todos (+ restritivos e não divulgados à época)
- 426 jogos
- 143 vitórias do Brasil
- 131 vitórias do Pelotas
- 152 empates
- 552 gols do Brasil
- 548 gols do Pelotas
Fred Mendes | Arquivo Lobão
- 429 jogos
- 137 vitórias do Pelotas
- 142 vitórias do Brasil
- 150 empates
- 550 gols do Pelotas
- 547 gols do Brasil
* Na internet, todos os dados do clássico estão disponíveis, alguns com vídeos dos gols, no site classicobrapel.com.br.