ERS-265 será pavimentada e vai melhorar escoamento de safras
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quarta-Feira5 de Fevereiro de 2025

São Lourenço do Sul

ERS-265 será pavimentada e vai melhorar escoamento de safras

Termo de acordo para o asfaltamento de trecho de cinco quilômetros no interior foi assinado com o governo do Estado

Por

ERS-265 será pavimentada e vai melhorar escoamento de safras
Trecho liga a Estrada da Produção à comunidade de São João da Reserva. (Foto: Divulgação)

Por meio de parceria público-privada, dois trechos da ERS-265, no interior de São Lourenço do Sul, serão pavimentados em 2025. A melhoria é uma demanda antiga da comunidade São João da Reserva para facilitar o acesso ao Hospital Rural da Reserva e ao frigorífico Coqueiro. Com investimento previsto de R$ 17 milhões, a ordem para o início das obras foi assinada nesta terça-feira (4) entre o governo do Estado e a prefeitura da cidade.

De acordo com o prefeito de São Lourenço do Sul, Zelmute Marten (PT), a pavimentação será realizada com investimento da iniciativa privada e o recurso será revertido no abatimento da cobrança de ICMS pelo Estado. A estrada de chão, com uma extensão total de cinco quilômetros, é formada por um trecho de três quilômetros e meio na ERS-265 até o hospital, e por mais um quilômetro e meio que liga o frigorífico até a BR-116.

A pavimentação é uma demanda de décadas que representa para a comunidade melhores condições de acesso à saúde na zona rural. “Esse acesso até o hospital vai nos conectar com o mundo. Imagina a ambulância na estrada, nos buracos e com chuvas”, diz o presidente do Hospital da Reserva, Luiz Roberto Saalfeld.

Com 60 leitos, a instituição atende São Lourenço do Sul e o interior de municípios vizinhos. Conforme Saalfeld, as dificuldades de deslocamento também causam a falta de profissionais para trabalhar no hospital, que fica a 20 quilômetros da zona urbana. “A gente tinha muita dificuldade com os médicos.”

Produção agrícola e de carne

A melhoria na infraestrutura da ERS-265 também impactaria no desenvolvimento econômico da cidade com o escoamento de produção agrícola e do frigorífico facilitados.

Em nota, o frigorífico Coqueiro declara que o asfalto simplificará a logística de transporte dos animais e assegurará que os produtos atendam a todas as normas de segurança alimentar e de bem-estar dos animais. Com isso, a produção estará mais apta para a exportação.

O frigorífico gera 97 empregos diretos na indústria e 67 na atividade de pecuária e agricultura. “Além disso, contribuímos para o fomento de vários empregos indiretos no município e região”, diz a nota. Segundo o prefeito de São Lourenço do Sul, no trecho são escoadas produções agrícolas da região, como soja e hortifrutigranjeiros.

“Esse pavimento traz consigo uma solução para o deslocamento das pessoas, para o atendimento da saúde e para o escoamento de produção. Então, sonho realizado”, diz Zelmute Marten. De acordo com o prefeito, o recurso nas obras será investido por uma rede de farmácias com o processo fiscalizado pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).

 

Acompanhe
nossas
redes sociais