Depois de somar três pontos fundamentais na última rodada, o Brasil tenta nesta quarta-feira (5) conquistar a segunda vitória seguida no Campeonato Gaúcho e chegar em situação mais tranquila para o Bra-Pel do sábado. Para isso será necessário encerrar um jejum de 40 anos sem vencer o Internacional no estádio Beira-Rio. A bola rola a partir das 20h pela quinta rodada da fase de grupos.
A última vez que o Xavante levou a melhor na casa colorada foi no Gauchão de 1984 ao vencer por 1 a 0. Por ser véspera de clássico, não está descartada a possibilidade do técnico William de Mattia modificar a equipe pensado no duelo da Boca do Lobo. O zagueiro Áquila cumpre suspensão, assim como o centroavante Gabriel Moysés. Bruno Miguel deve fazer dupla na zaga com Guilherme Cerqueira.
O volante João Victor e o atacante Vini Charopem são os únicos pendurados com dois cartões amarelos pelo lado rubro-negro. João Victor sequer entrou contra o São José, mas Charopem assumiu a titularidade com a saída de DG. O centroavante Mayco Félix deixou a última partida sentindo dores e também pode ficar de fora. O camisa 9 viajou com a delegação para Porto Alegre.
Autor do gol da vitória no último domingo, Jota surge com possibilidade de ganhar uma chance do time titular, podendo fazer a função de centroavante ou extrema. Higor Farias seria uma outra opção no elenco para o ataque.
Impacto na tabela
A vitória contra o São José fez o Brasil subir do décimo lugar para a sexta colocação. Um novo resultado positivo deixaria o Rubro-Negro até mesmo na zona de classificação para a semifinal. Será necessário superar o Inter e torcer por tropeços de Caxias e Guarany de Bagé. Neste novo formato, avançam de fase os campeões de cada grupo e mais o melhor segundo, hoje o Grená com seis pontos.
Por outro lado, caso o Xavante acabe derrotado na capital, poderá chegar no Bra-Pel novamente em décimo, dentro da zona do quadrangular contra o rebaixamento. Nas últimas duas rodadas o Brasil receberá o Ypiranga no Bento Freitas e visitará o Avenida no estádio dos Eucaliptos, em Santa Cruz do Sul.
Reservas no lado colorado
O Internacional também vive uma semana voltada para o clássico. Pensando no Gre-Nal da Arena, Roger Machado deve escalar uma equipe alternativa contra o Brasil. Bruno Henrique é o único atleta pendurado, mas vários estão machucados: Rochet, Bruno Tabata, Clayton Sampaio, Gabriel Carvalho, Mercado e Bruno Gomes estão fora. O lateral-esquerdo Ramon pode fazer a sua estreia.
O Colorado lidera o grupo B com dez pontos, somando três vitórias e um empate. O time venceu as duas partidas que disputou no Beira-Rio na temporada: 2 a 0 sobre Juventude e 1 a 0 em cima do Avenida.
Placar – 5ª rodada
Quarta-feira
19h | Avenida x Caxias
20h | Inter x Brasil
21h30min | São Luiz x Pelotas
22h | Juventude x Grêmio
Quinta-feira
19h | São José x Ypiranga
21h30min | Monsoon x Guarany
Prováveis escalações
Internacional: Anthoni; Nathan, Rogel, Victor Gabriel e Pablo; Ronaldo, Thiago Maia e Gustavo Santos (ou Lucca); Vitinho, Carbonero e Valencia. Técnico: Roger Machado.
Brasil: Wellington; Murillo Lima, Bruno Miguel, Guilherme Cerqueira e Higor Martins; Juliano Fabro, Rafael Gelatti (ou João Victor), Kauê; Histone, Vini Charopem (ou Higor Farias) e Mayco Félix (ou Jota). Técnico: William de Mattia.
Horário: 20h desta quarta-feira.
Transmissão: Premiere.
Tempo real: ahoradosul.com.br.
Árbitro: Roger Goulart.
VAR: Douglas Schwengber da Silva.
Local: Beira-Rio.
Ingressos: R$ 100.