Startup pelotense projeta faturamento de R$ 10 milhões em 2026
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Terça-Feira4 de Fevereiro de 2025

Economia

Startup pelotense projeta faturamento de R$ 10 milhões em 2026

Fácil Consulta fechou o ano de 2024 faturando quase R$2 milhões, 100% a mais em relação ao ano anterior

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Startup pelotense projeta faturamento de R$ 10 milhões em 2026
Empresa fundada em Pelotas tem funcionamento em oito cidades do Estado. (Foto: Divulgação)

Considerada referência na região sul no setor de tecnologia em saúde, a healthtech pelotense Fácil Consulta projeta faturamento de R$ 10 milhões em 2026. Para isso, vem ampliando o portfólio de produtos, que antes era focado no agendamento de consultas médicas e agora passa a oferecer outras alternativas como descontos em exames laboratoriais, de imagens e parcerias com outros profissionais da área da saúde, além do reembolso de até 50% sobre as consultas realizadas via plataforma.

Com mais de 140 mil pacientes ativos e 4 mil agendamentos por mês, a empresa opera em oito cidades no Sul do país, e tem um plano de expansão de chegar a 100 cidades nos próximos anos. Conforme um dos sócios fundadores, Ramiro Martins, com novo aporte de investimento em 2022, a empresa começou a ampliação do portfólio. “Foi um momento crucial, em que deixamos de ser apenas uma plataforma de agendamentos e nos tornamos um ecossistema de saúde, com o lançamento de novas soluções e linhas de receita”, conta Martins.

Em 2024, a Healthtech fechou o ano faturando quase R$2 milhões, cem por cento a mais em relação a 2023. “Com a escalabilidade aplicada ao negócio, a meta é chegar a R$10 milhões de faturamento em 2026”, comenta Patrick Goulart, sócio-fundador. O foco da startup é mirar os 90 milhões de pessoas que não possuem plano de saúde no Brasil, mas não querem depender do SUS.

Nicho de mercado

De acordo com Goulart, um dos principais fatores de sucesso da Fácil Consulta foi que desde o começo a empresa identificou um nicho de mercado interessante, que são pessoas que não têm plano de saúde mas conseguiriam pagar para uma consulta particular. “Na nossa trajetória, conseguimos entender bem esse mercado de agendamento de consultas e ver quais tipos de especialistas eram os mais buscados, qual o valor de consulta mais aceito e horários mais disputados”, comenta.

A partir dos primeiros anos de aprendizado, a empresa ampliou a gama de produtos com foco na qualificação da experiência das pessoas no acesso à saúde. “Disponibilizamos um produto de saúde muito completo, além de disponibilizar o reembolso em consultas e descontos em empresas parceiras, em pronto atendimento, em dentistas, que era um profissional muito demandado”, avalia Goulart.

Escalonamento de crescimento

A criação de novos produtos, como um modelo de assinatura para pacientes, com possibilidade de também atender o mercado corporativo, foi responsável por trazer recorrência para a empresa, o que gerou uma mudança relevante na velocidade e eficiência de crescimento. Já são mais de 4,2 mil beneficiários ativos no modelo para pessoas físicas e 400 no corporativo

Em 2024, a empresa também apostou na criação de um produto B2B, que entrega maior destaque e visibilidade na plataforma a partir da oferta de serviços de marketing digital. Outra novidade foi a criação de um seguro no qual o profissional recebe um valor no caso de falta do paciente.

Planos para o futuro

A meta dos sócios é tornar a empresa na maior plataforma de saúde do Brasil. Para isso, produtos e tecnologia permanecerão sendo as prioridades para que a empresa tenha cada vez mais diferencial competitivo e escala neste processo, pontua Goulart.

Para ajudar nessas verticais, a empresa contou com o fundo de impacto Estímulo, que ajuda com crédito acessível a pequenos e médios empreendedores. Os R$200 mil conquistados foram alocados para o capital de giro da empresa, melhorias na plataforma e fortalecimento da equipe de trabalho. “Olhamos para a otimização da experiência do usuário, mas também para a aquisição de novos parceiros médicos e campanhas de marketing para aumentar a visibilidade da marca”, finaliza Martins.

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