Cerca de quatro mil professores e servidores de 54 escolas da rede pública estadual de Pelotas de ensino retornam às atividades nesta segunda-feira. Até sexta-feira, a Coordenadoria Regional de Educação (5°CRE) juntamente com as escolas promovem uma Jornada Pedagógica e encontros de formação com os profissionais da educação.
Hoje as atividades de qualificação serão coordenadas pela 5º CRE. Pela manhã, haverá formação com supervisores escolares e, pela tarde, a qualificação será destinada a diretores, vice-diretores e coordenadores, informa a coordenadora da 5º CRE, Alice Maria Szezepanski.
Na terça-feira, a temática do encontro será voltado a temas gerais da educação com participação em live da secretária da Educação, Raquel Teixeira. De quarta-feira a sexta-feira, a programação ocorrerá dentro das 54 escolas da rede estadual de Pelotas. As formações internas terão como foco planejamento de preparação para o ano letivo que começa no dia 10 de fevereiro.
Conforme Alice, as escolas começam o ano de 2025 bem estruturadas para receber os cerca de 19 mil alunos da rede estadual. “Ainda temos algumas escolas em obras, mas de maneira geral a estrutura física está boa. As escolas receberam recursos do Programa Agiliza no começo do ano para a realização de pequenas qualificações nos espaços”, explica.
Estreia dos uniformes
Uma das novidades do ano letivo de 2025 será a entrega dos uniformes escolares. Cada aluno receberá kit composto por dez peças, sendo jaqueta, moletom, calça, bermuda, camiseta de manga curta e camiseta manga longa. As roupas, que serão entregues nas cores verde, branca e azul, trazem o brasão do Estado e a bandeira gaúcha.
De acordo com a coordenadora da 5ªCRE, a aceitação do uso do uniforme pelos estudantes vem sendo boa. “Cerca de 80% dos alunos já selecionaram pelo site o tamanho do uniforme desejado. O próximo passo será a definição da logística para a entrega”, diz.
Metas para 2025
A coordenadora da 5ªCRE reforça que a missão de 2025 será a de melhorar os índices de aprovação e reduzir os indicadores de evasão. “Vamos focar em uma aprovação com qualidade via planejamento mais efeito das escolas. Desde o ano passado, estamos com um trabalho bastante forte na formação dos nossos professores”, informa. Também, aumentar a presença da coordenadoria junto às escolas é outro projeto a ser intensificado em 2025, comenta Alice.
Reformas estruturais
Algumas escolas em Pelotas seguem em reforma estrutural desde outubro de 2024. Dentre elas, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Doutor Armando Fagundes, Instituto Estadual de Educação Assis Brasil, Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr Ottoni Xavier e Escola Estadual de Ensino Médio Areal.
A reportagem entrou em contato com a Coordenadoria Regional de Obras para ver a previsão do término das obras, mas não obteve retorno.